As urnas eletrônicas já começaram a ser distribuídas para as Eleições 2020 em Santa Catarina. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), eerão 16.568 equipamentos para atender 13.641 seções eleitorais, nas 99 zonas eleitorais existentes no estado. Desse total, haverá 2.917 urnas de contingência, que servem para substituir outras que apresentarem defeitos e não puderem mais ser utilizadas durante a votação. 

Continua depois da publicidade

> Tire as suas dúvidas sobre as urnas eletrônicas

> > Eleições 2020: data, prazos e regras do calendário eleitoral

As urnas ficam guardadas no depósito do TRE-SC, que fica em São José, na Grande Florianópolis. O transporte é feito por caminhões, através de uma empresa contratada pelo tribunal, que faz o monitoramento de entrada e saída desses equipamentos, bem como do recebimento nos locais – são 18 roteiros para outros pontos do estado. Florianópolis, São José e Palhoça realizam a preparação das urnas no próprio depósito. 

> Eleições 2020: SC tem 5,2 milhões de eleitores aptos a votar

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com o TRE, o último roteiro, que terá Blumenau como destino, deve acontecer no dia 1º de outubro. Devido à pandemia de coronavírus, as eleições municipais foram remarcadas para 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno, nas cidades com mais de 200 mil eleitores – em SC, Joinville, Florianópolis e Blumenau – que não tiverem a definição do prefeito eleito na primeira votação). 

> Saiba quem são os candidatos a prefeito em Florianópolis nas Eleições 2020

> Saiba quem são os candidatos a prefeito em São José nas Eleições 2020

> Saiba quem são os candidatos a prefeito em Palhoça nas Eleições 2020