Com a intensificação da cobertura das eleições de 2020, os veículos da NSC retomam o projeto “SC Ainda Melhor”, lançado em 2018. O projeto marcou a cobertura eleitoral de 2018 no Estado e foi elaborado com a participação de especialistas para identificar cinco eixos essenciais para o desenvolvimento de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre as eleições de 2020

Neste ano, o projeto vai discutir as principais questões para o futuro de seis cidades do Estado: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Lages. Em todas as plataformas, o projeto ouvirá entidades destas cidades para debater as principais demandas de cada uma delas. 

– Os desafios para o futuro, em todas as regiões catarinenses, são enormes. Com o “SC Ainda Melhor”, e o apoio fundamental das mais importantes entidades civis dessas regiões, poderemos analisar e debater esses desafios com profundo conhecimento de causa – afirma César Seabra, diretor de Jornalismo da NSC.

> Eleições 2020: conheça o perfil do eleitor de Santa Catarina

Continua depois da publicidade

O presidente da NSC, Mário Neves, destaca a importância do projeto na contribuição para a melhoria das cidades:

– A NSC e todos os seus veículos sempre atuaram como protagonistas nas discussões dos temas locais, seja por meio do jornalismo ou de ações específicas. O “SC Ainda Melhor” centra seu foco na contribuição com o cidadão, no exercício legítimo da cidadania, e na melhoria das cidades. 

> Eleições 2020: qual é o papel do vereador?

Uma série de reportagens exibida pelo Jornal do Almoço, na NSC TV, na última semana, destacou alguns dos pontos abordados pelas entidades ouvidas nos municípios. 

– Nossa ideia é mostrar aos eleitores quais são os principais desafios e também as propostas para melhorar as grandes cidades de Santa Catarina. Desafios que foram consolidados pela NSC após ouvir mais de 40 entidades de todo o Estado – comenta Daniela Peretti, gerente de Jornalismo da NSC TV. 

Continua depois da publicidade

Entre os temas elencados pelas entidades, estão a necessidade de planos para a recuperação econômica – em função da crise gerada pela pandemia do coronavírus –, ações para melhoria da infraestrutura, da mobilidade urbana, da saúde, eficiência e transparência da gestão pública, maior participação dos conselhos nas tomadas de decisão das cidades.

> Eleições 2020: o que esperar das disputas nos municípios de SC

– Santa Catarina sempre foi um estado pioneiro, que foca no futuro. Queremos mostrar que a melhor forma de vencer os desafios é com espírito empreendedor, com coragem, muita transparência e com inovação. Essa é nossa vocação – afirma Fabricio Vitorino, gerente de conteúdo digital da NSC.

PRINCIPAIS PONTOS

Confira a seguir algumas das demandas apontadas pelas entidades e representantes da sociedade ouvidos pela NSC:

Blumenau:

Infraestrutura, saúde, redução da máquina pública, ações regionais para a mobilidade urbana e saúde, maior participação dos conselhos nas tomadas de decisão. 

Continua depois da publicidade

Chapecó:

Enxugamento e total transparência da máquina pública, obras estruturantes, mobilidade urbana, desburocratização, inovação, investimentos na saúde, educação e segurança. 

Criciúma:

Incentivo à instalação de indústrias na cidade e construção adequada de editais. 

Florianópolis:

Contas públicas, retomada da economia, mobilidade urbana, unir a força da tecnologia e do turismo. 

Joinville:

Revitalização do Centro, simplificação de processos para cidadãos e empresas, eixos estruturantes, ampliação de construções populares, estudos para rever a mobilidade urbana e ações para enfrentar as dificuldades econômicas causadas pela pandemia do coronavírus. 

Continua depois da publicidade

Lages:

Infraestrutura terrestre e aeroportuária, transparência na gestão, déficit habitacional e renda de famílias carentes.

> NSC dá a largada para cobertura integrada das eleições 2020 em todas as plataformas

> Eleiçõs de 2020 terão horário de votação prorrogado

> Eleições 2020: data, prazos e regras do calendário eleitoral