Mobilidade, educação, projetos sociais e desenvolvimento econômico e sustentável de Florianópolis são os temas mais frequentes nos planos de governo dos candidatos à prefeitura da Capital. Com base nos documentos enviados pelos candidatos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Diário Catarinense resumiu as principais propostas dos concorrentes e criou nuvens de palavras com os termos mais usados em cada projeto.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre as eleições municipais 2020

Pelas palavras mais repetidas, é possível ver os candidatos que citam mais propostas referentes ao desenvolvimento estrutural da cidade, com questões de mobilidade e economia, enquanto outros falam mais em temas sociais, de educação e projetos sociais.

Confira abaixo os destaques dos planos de governo dos candidatos à prefeitura de Florianópolis nas Eleições 2020.

> Eleitor poderá justificar voto pelo celular nas eleições 2020 com o e-Título

Continua depois da publicidade

Ângela Amin (Progressistas)

Palavras mais mencionadas por Ângela Amin
Palavras mais mencionadas por Ângela Amin (Foto: NSC Total)

Número de páginas: 40

O plano de governo da candidata é feito com base em 11 diretrizes estratégicas que guiam os projetos. Entre as propostas, Ângela Amin fala sobre o uso da tecnologia na área da saúde e defende a telemedicina, além de citar uma política de educação digital nas escolas. A candidata propõe desburocratizar e simplificar os processos de abertura de empresas e criar condições de incentivos ao empreendedorismo, e defende a mudança das velocidades máximas dos veículos nas ruas e estradas de Florianópolis.

 Ângela repete com frequência as palavras “social”, “humana” e “sustentável”, indicando um plano muito voltado aos projetos sociais, como é o caso das políticas habitacionais propostas, que incluem a criação de novas unidades habitacionais na Capital. A candidata fala também na criação de um Plano Municipal de Segurança Urbana e um planejamento ambiental que deverá ser considerado em projetos públicos e privados.

> Mudança nas regras explica recorde de candidatos a vereador nas eleições 2020

Elson Pereira (PSOL)

Palavras mais mencionadas por Elson Pereira
Palavras mais mencionadas por Elson Pereira (Foto: NSC Total)

Número de páginas: 17

Continua depois da publicidade

O plano de governo do candidato do PSOL, que é apoiado por uma frente de partidos de esquerda, foca em cinco eixos baseados em uma “Florianópolis verdadeiramente democrática, socialmente justa, estruturalmente solidária, ambientalmente responsável e com desenvolvimento econômico e social pleno”. O plano traz referências à participação da comunidade no planejamento e cita uma coordenação de esforços que envolve diversas secretarias e órgãos do governo em busca de mais eficácia na gestão do dinheiro público.

Entre as propostas, Elson aponta a implementação gradual da educação integral nas escolas de ensino fundamental, eleições democráticas para diretores de escolas municipais, ampliação do Programa Saúde da Família e ações com a Vigilância Alimentar e Nutricional para combate à fome. O plano cita com frequência a segurança pública, estimulando a integração entre a prefeitura e a Polícia Militar, com ações para valorizar a carreira e a vida dos trabalhadores da segurança, além de medidas para impedir abusos de força. O plano foca também em políticas habitacionais e mobilidade urbana.

> Eleições 2020: cidade de SC tem apenas um candidato a prefeito registrado

Gabriela Santetti (PSTU)

Palavras mais mencionadas por Gabriela Santetti
Palavras mais mencionadas por Gabriela Santetti (Foto: NSC Total)

Número de páginas: 7

Com críticas ao governo atual (federal, estadual e municipal), o plano da candidata do PSTU fala inicialmente sobre o cenário político e até o impeachment do governador Moisés, para na sequência trazer propostas que envolvem principalmente questões sociais e relacionadas aos direitos dos trabalhadores.

Continua depois da publicidade

O plano propõe a criação de conselhos populares nos bairros de Florianópolis, ampliação de serviços e obras públicas, reserva de vagas para negros e mulheres e ações específicas para a recuperação da crise econômica causada pela pandemia, como empréstimos com juro zero para pequenas empresas e a manutenção do auxílio emergencial de R$ 600 com acréscimo feito pela prefeitura. A candidata Gabriela cita também a criação de restaurantes populares com refeições por R$ 1 e bibliotecas populares nos bairros, além da regularização de ocupações e suspensão de despejos e reintegrações de posse. Outras propostas envolvem ações voltadas ao público LGBT, imigrantes e negros, incentivo à cultura e estatização de serviços como o transporte coletivo.

> SC terá 912 candidatos a prefeito e quase 20 mil a vereador nas eleições 2020

Gean Loureiro (DEM)

Palavras mais mencionadas por Gean Loureiro
Palavras mais mencionadas por Gean Loureiro (Foto: NSC Total)

Número de páginas: 19

O plano de governo do atual prefeito de Florianópolis se baseia em 10 eixos, que vão do desenvolvimento social à segurança pública, passando por temas como saúde, educação, turismo, cultura, direitos humanos, mobilidade e tecnologia. Em alguns pontos, o candidato fala em aprimorar ações já realizadas no atual governo, como o programa Alô Saúde, parcerias com empresas de tecnologia voltadas ao dia a dia dos moradores e a integração do transporte coletivo com a região metropolitana.

O candidato Gean diz que implantar um modelo de restaurante popular, unificar cadastros de benefícios sociais, criar uma rede de serviços voltados para as mulheres e instituir um plano municipal de ações de combate ao racismo. Há também o projeto de incentivar as vocações econômicas de cada região de Florianópolis e promover a desburocratização da área econômica, com foco nos empreendedores e na inovação. A mobilidade também é um dos pontos do plano, com propostas que valorizam o espaço dos pedestres, criação de ciclovias e implantação do transporte marítimo.

Continua depois da publicidade

> Professor e bairros: os nomes mais escolhidos pelos candidatos a vereador em Florianópolis

Helio Bairros (Patriota)

Palavras mais mencionadas por Helio Bairros
Palavras mais mencionadas por Helio Bairros (Foto: NSC Total)

Número de páginas: 49

O candidato Helio Bairros do partido Patriota traz propostas separadas em vários eixos, com destaque para mobilidade, economia, saúde e segurança. Uma das propostas envolve a diversificação dos modais de transporte de Florianópolis, com a implantação de um modelo de alta velocidade subterrâneo ou de superfície. Na educação, o candidato defende a ampliação das escolas no modelo cívico-militar e um modelo de ensino com programas de conscientização no combate à poluição e à depredação dos bens públicos e privados.

O plano traz também propostas para a saúde, com pontos específicos para o tratamento de doenças crônicas e dependentes químicos, além de medidas relacionadas aos problemas habitacionais de Florianópolis, com foco no desenvolvimento sustentável e ordenado. O projeto de governo fala também em medidas voltadas ao emprego e renda, cultura e bem-estar da população.

> Eleições 2020 em SC: os candidatos a prefeito em 8 cidades catarinenses

Jair Fernandes (PCO)

Palavras mais mencionadas por Jair Fernandes
Palavras mais mencionadas por Jair Fernandes (Foto: NSC Total)

Número de páginas: 37

Continua depois da publicidade

O plano apresentado por Jair Fernandes à Justiça Eleitoral é, na verdade, uma resolução válida para o partido em todo o país. O documento considera que as eleições não são “um fim em si mesmo”, mas “um dos muitos (e não o mais importante) terrenos nos quais o partido intervém para defender a independência da classe operária”. No texto, o PCO sustenta a tese de golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff em 2016 e diz que o partido encara as eleições como “uma tribuna (e apenas mais uma) de propaganda” das suas reivindicações. O texto ainda defende pontos que são ligados à legislação federal, como redução da jornada de trabalho, e pautas como a descriminalização do aborto.

> “As narrativas falsas sempre se baseiam em um ponto de verdade”, alerta especialista sobre as fake news

Orlando Silva (Novo)

Palavras mais mencionadas por Orlando Silva
Palavras mais mencionadas por Orlando Silva (Foto: NSC Total)

Número de páginas: 33

O plano de governo de Orlando Silva aborda os eixos de educação, finanças, meio ambiente, saúde e urbanismo e mobilidade, norteados pelas diretrizes do partido, que envolvem a defesa da economia de livre mercado. As propostas incluem, na educação, um modelo de gestão de unidades por meio de organizações sociais (OS) nas escolas com piores avaliações no Ideb. Também prevê bônus financeiro para escolas com as melhores notas, além de readequar atribuições direcionando profissionais de planejamento de programas interdisciplinares e extracurriculares para a sala de aula. 

Continua depois da publicidade

O plano de governo também propõe estímulo ao empreendedorismo, desburocratização de processos e mudança no Plano Diretor para “permitir maior verticalização na cidade e permitir usos mistos das áreas urbanas”. Fazem parte do programa ainda maior uso da telemedicina e clínicas populares na saúde, extinção de monopólios em serviços públicos, como o transporte, programa de concessões e redução de impostos municipais (diminuição de IPTU nos centros urbanos e extinção de ITBI).

> Eleições 2020: Campanha eleitoral começa com força maior da internet; veja o que pode e não pode

Pedrão (PL)

Palavras mais mencionadas por Pedrão
Palavras mais mencionadas por Pedrão (Foto: NSC Total)

Número de páginas: 58

O plano de governo apresentado por Pedrão (PL), na chapa que tem também o Cidadania, divide-se em quatro eixos, focados em desenvolvimento social, urbano, econômico e gestão pública. Integram o documento propostas como um programa de transformação digital para a saúde, com uso de aplicativos e ampliação da telemedicina, a criação de um centro de referência em cidadania para LGBTs, mulheres, pessoas com deficiência, vítimas de violência ou em situação de risco e a construção de um restaurante popular.

Continua depois da publicidade

Na área da educação, o plano prevê parceria com organizações da sociedade civil e escolas privadas para ampliar as vagas em creche e pré-escola e a implantação de salas multifuncionais e de mais atividades de contraturno. O plano de governo também se propõe a tornar Florianópolis a Capital Nacional da Cultura, com incentivo a shows e eventos. Uma reavaliação do atual modelo de gestão dos serviços de abastecimento de água e esgoto e um ranking com critérios de prioridade para pavimentação de ruas também são propostos pelo candidato. No meio ambiente, o plano prevê projetos como Bairro Lixo Zero e, na área de gestão, propõe revisar a estrutura atual e adotar o teletrabalho como permanente em setores da administração.

Correção: o Plano de Governo do candidato Pedrão (PL) informa que tem como proposta “Ampliar o número de vagas para Educação Infantil (creches e pré-escola) por meio de parcerias com organizações da sociedade civil” e não “Organizações Sociais”, conforme informado anteriormente nesta matéria. O texto foi corrigido 31/10/2020, às 20h15, após solicitação do comitê do candidato.

> Confira os candidatos a prefeito na Grande Florianópolis nas Eleições 2020

Ricardo Vieira (Solidariedade)

Palavras mais mencionadas por Ricardo Vieira
Palavras mais mencionadas por Ricardo Vieira (Foto: NSC Total)

Número de páginas: 35

O plano de governo de Ricardo Vieira (Solidariedade) traz um aviso de que o documento ainda está sendo elaborado e será finalizado no decorrer da campanha. O planejamento disponibilizado à Justiça Eleitoral já traz algumas propostas em áreas como gestão, meio ambiente, saúde, educação e segurança pública. Um exemplo é a defesa de redução da máquina pública, diminuindo para apenas sete o número de secretarias municipais, com corte também de cargos comissionados.

Continua depois da publicidade

O candidato defende priorizar o comércio local em compras de insumos, equipamentos e alimentos para merenda escolar. O candidato promete ainda laboratórios multidisciplinares nas escolas e aumentar o número de postos da Guarda Municipal. Na saúde, o plano de governo prevê mais canais para telemedicina e equipes multidisciplinares de médicos especialistas para atender crianças em escolas.

> Upiara Boschi: as chapas do perdão na eleição 2020 em Florianópolis

*O candidato Alex Brasil, do PRTB, ainda não disponibilizou um plano de governo no sistema do TSE.

> Eleições 2020: data, prazos e regras do calendário eleitoral