Mário Hildebrandt (Podemos) abre vantagem sobre os demais candidatos na corrida das Eleições 2020 em Blumenau, conforme pesquisa feita pelo Instituto Paraná de Pesquisas a pedido da NSC Comunicação. Hildebrandt, que tenta a reeleição, tem 33,9% das intenções. Atrás dele está João Paulo Kleinübing (DEM), com 15,7%. Se a eleição fosse hoje, de acordo com a pesquisa, iriam para o segundo turno Mário Hildebrandt e João Paulo Kleinübing.
Continua depois da publicidade
> Eleições 2020: consulte os candidatos a prefeito e vereador na sua cidade
Na terceira posição há um empate técnico entre Ricardo Alba (PSL) e todos os demais candidatos porque, ao oscilar dentro dos limites da margem de erro, eles podem apresentar a mesma pontuação em algum momento: Ivan Naatz (PL), Ana Paula Lima (PT), Odair Tramontin (Novo), João Natel (PDT), Débora Arenhart (Cidadania), Geórgia Faust (PSOL), Mario Kato (PCdoB), Jairo Santos (PRTB) e Wanderlei Laureth (Avante).
> Análise: Pesquisa aponta um favorito na pulverizada eleição de Blumenau
> Pesquisa em Blumenau mostra como está a avaliação de Moisés e Bolsonaro
Continua depois da publicidade
A pesquisa foi feita entre os dias 17 e 20 de outubro e entrevistou por telefone 610 eleitores em Blumenau. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Mário Hildebrandt (Podemos), com 33,9%, saiu na frente na pesquisa estimulada — quando os entrevistados tiveram de responder em quem votariam na lista de 12 candidatos confirmados para as eleições. Logo atrás está o ex-prefeito da cidade, entre 2005 e 2012, João Paulo Kleinübing (DEM), com 15,7% das intenções de voto.
Depois deles surgem Ricardo Alba (PSL) com 7,2%, Ivan Naatz (PL), 5,1%, Ana Paula Lima (PT), 4,9%, Odair Tramontin (Novo), 4,4%, João Natel (PDT), 2,0%, Débora Arenhart (Cidadania), 1,5%, Geórgia Faust (PSOL), 1,0%, Mario Kato (PCdoB), 0,8%, Jairo Santos (PRTB) e Wanderlei Laureth (Avante) com 0,7%.
> Receba as notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Outros 11,6% dos entrevistados disseram que vão votar em branco ou nulo. Há, ainda, 10,5% dos entrevistados que não definiram o voto ou não quiseram responder.
Continua depois da publicidade
Ana Paula e Kleinübing têm os maiores índices de rejeição
A pesquisa também perguntou aos entrevistados em quem a pessoa não votaria de jeito nenhum. Ana Paula Lima (PT), com 47,4%, e João Paulo Kleinübing (DEM), 20,3%, têm a maior rejeição. Ivan Naatz (PL) registrou 15,2%. Os demais candidatos variaram entre 3,1% e 10% de total reprovação.
Outros 4,6% dos entrevistados disseram que poderiam votar em qualquer candidato. Pelo menos 19,7% não sabem ou preferiram não opinar quando questionados em quem não votariam de jeito nenhum.
Gestão de Mário Hildebrandt tem 52,4% de aprovação
Na frente na pesquisa de intenções de voto, Hildebrandt tem também um bom desempenho na avaliação da própria gestão. Para 52,4% dos entrevistados, a administração do atual prefeito é ótima ou boa. Outros 31,1% acham regular e 13,6% ruim ou péssima. Apenas 2,8% não opinaram ou não sabiam avaliar.
Cenário semelhante ocorreu ao questionar sobre a atuação de Hildebrandt no combate ao coronavírus: 57,5% dos entrevistados disseram achar a administração do prefeito boa ou ótima. Os que avaliam como regular são 27,5% e os que consideram ruim ou péssima, 12,2%. Somam 2,8% os que não sabem ou não opinaram.
Continua depois da publicidade
Isolamento social e desemprego foram os principais impactos da pandemia
A pesquisa aponta ainda o que mais impactou a vida dos entrevistados durante a pandemia do novo coronavírus. Nesta pergunta, cada entrevistado podia indicar mais de uma situação. O isolamento social/não poder sair de casa foi apontado por 23,1%.
Contrastando com a resposta estão 19,3% que afirmaram não ter sentido qualquer impacto devido à crise sanitária.
Outros 13,3% disseram que ficaram desempregados e 12,1% relataram que a renda diminuiu ou que tiveram prejuízos financeiros. O fechamento do comércio impactou 8,2% dos respondentes.
FICHA TÉCNICA
Período avaliado: entre 17 e 20 de outubro de 2020
Amostra: 610 eleitores
Método: a pesquisa foi feita por telefone, devido à pandemia da Covid-19
Margem de erro: a máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos
Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Continua depois da publicidade
Solicitante: pesquisa contratada por NSC Comunicação
Registro no TSE: sob o número SC-00372/2020.
Leia mais:
> Candidatos a prefeito de Blumenau prometem áreas de lazer nos bairros e divergem sobre concessões
> Oito dos 12 candidatos a prefeito de Blumenau prometem comprar vagas em creches privadas