As eleições municipais de 2020 precisaram de muitas adequações por causa do novo coronavírus. As mudanças foram além do adiamento da votação para novembro e dos cuidados de distanciamento no dia da escolha dos eleitores. Para as campanhas eleitorais, a pandemia também transformou muitas atividades na divulgação dos candidatos.
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre as eleições municipais de 2020
O famoso corpo a corpo, sempre valorizado como estratégia de se aproximar dos eleitores e conquistar votos, ficou prejudicado. Alguns eventos presenciais como bandeiraços foram mantidos pela maioria das candidaturas, mas grande parte da agenda precisou migrar para eventos e transmissões on-line, como as famosas lives.
Confira abaixo como as coordenações de campanha das quatro candidaturas à prefeitura de Florianópolis mais bem colocadas nas pesquisas informaram ter adequado a rotina de campanha aos cuidados contra a pandemia de covid-19:
> Eleições 2020: confira as regras e saiba o que pode e o que não pode fazer
Continua depois da publicidade
Gean Loureiro (DEM)

A assessoria do candidato Gean Loureiro (DEM) informou que ele tem priorizado mais a agenda na prefeitura, que ele não tem ido a bandeiraços e não fará caminhadas. As reuniões sobre a campanha ocorrem à noite, pela internet. Esta semana, no entanto, Gean teve compromissos como visitas a unidades da saúde no Norte da Ilha. Nessas ocasiões, entretanto, cuidados contra a contaminação pelo novo coronavírus, como o uso de máscara e o distanciamento mínimo em relação aos eleitores, foram seguidos.
O candidato também contraiu covid-19 em outubro, o que exigiu isolamento dele durante cerca de duas semanas, período em que todos os compromissos mantidos foram de forma on-line.
> Saiba quem são os candidatos a prefeito em Florianópolis nas Eleições 2020
Elson Pereira (PSOL)

O comando da campanha do candidato Elson Pereira (PSOL) informou que as adequações em razão da pandemia de covid-19 começou ainda na pré-campanha. Na ocasião, plenárias com especialistas e membros da comunidade para a elaboração da plataforma de governo precisaram ocorrer pela internet. Os impactos do coronavírus nas principais áreas também passaram a integrar o plano de governo.
A coligação que reúne os partidos de esquerda e centro-esquerda da Capital decidiu fazer campanha de rua, mas também adota cuidados contra a covid-19. Carros higienizados e dirigidos por apenas um motorista levam no máximo duas pessoas até os locais das agendas. Nos atos, os candidatos falam em microfone, usam máscara e mantêm distanciamento de pelo menos dois metros dos eleitores e apoiadores. A prioridade é para caminhadas e ‘bicicletadas’, onde há mais condições de respeitar o distanciamento.
Continua depois da publicidade
Médicos que atuam no atendimento de casos de covid-19 orientaram a equipe da coligação. As reuniões dos organizadores da campanha ocorrem de forma on-line.
> SC tem recorde de candidaturas a prefeito e vereador nas Eleições 2020
Angela Amin (Progressistas)

A campanha da candidata Angela Amin (Progressistas) informou que adotou protocolos de prevenção e que orienta o uso de máscara, álcool gel e distanciamento para candidatos, militantes e eleitores. A coligação também elaborou um “Guia de cuidados para eventos na rua”, que foi entregue para os concorrentes e apoiadores.
Quanto aos eventos, a coordenação da campanha não fez eventos em locais fechados com grande público, mas manteve reuniões em locais ao ar livre, caminhadas e bandeiraços. Nessas ocasiões, o corpo a corpo ocorre sem contato direto com os eleitores e sem aglomeração, segundo a assessoria da candidata, cumprindo o distanciamento e medidas contra o novo coronavírus. A candidata determinou também que não sejam feitas visitas a estabelecimentos, para evitar aglomerações. A candidata é do grupo de risco por ter mais de 65 anos, mas mesmo assim não deixa de participar dessas ações. Eventos maiores ocorrem apenas de forma-line, com entidades e instituições.
> Eleições 2020 em Florianópolis: quem são os candidatos a vereador
Pedrão (PL)

A coordenação da campanha do candidato Pedrão (PL) informou que o uso de máscara e álcool gel é obrigatório nos locais de trabalho e também nos eventos e ações de divulgação nas ruas. Alguns encontros presenciais com entidades, instituições, apoiadores e comitê foram mantidos, segundo a assessoria, mas sempre seguindo as normas de prevenção ao novo coronavírus. Outros compromissos foram substituídos por lives e webconferências.
Continua depois da publicidade
Em geral, a campanha mistura as divulgações on-line com os eventos de divulgação presencial, atendendo às medidas de prevenção contra o coronavírus, como uso de máscaras, distanciamento social e quantidade reduzida de apoiadores.
> Eleições 2020 em SC: os candidatos a prefeito em 8 cidades catarinenses
* A reportagem consultou as assessorias de campanha dos quatro candidatos à prefeitura de Florianópolis mais bem colocados na pesquisa Ibope feita a pedido da NSC Comunicação, divulgada em 2 de novembro, e que somavam mais de 5% das intenções de voto.