Os candidatos a prefeito de Joinville tentam conquistar novos eleitores por meio das redes sociais nas Eleições 2020. Com muitos nomes na disputa e pouco tempo na TV e rádio, eles apostam na internet como meio de apresentar propostas e ideias durante a campanha prejudicada pela pandemia do coronavírus.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020 em SC
Neste cenário, os candidatos com presença há mais tempo nas redes sociais e que conseguiram construir uma imagem nestes meios ao longo dos últimos anos já largam na frente daqueles que chegaram agora. É o caso também de quem já tem mandato público, por exemplo.
O AN fez um levantamento do número de seguidores de cada um deles no Facebook, Instagram e Twitter para analisar como está a presença digital dos concorrentes à prefeitura (veja os dados completos abaixo). O Facebook é a rede social mais usada pelos candidatos de Joinville. Somados, eles têm um total de 126 mil curtidas/seguidores, o que representa cerca de 20% da população da maior cidade do Estado.
Continua depois da publicidade
E quem está em vantagem é Darci de Matos (PSD), com 56 mil curtidas em sua página oficial. Na sequência, aparece Fernando Krelling (MDB), com 14 mil. Entre os 15 concorrentes, apenas Marcucci (Republicanos) não tem uma página pública e usa o perfil pessoal para a campanha. Já Drico do PSTU (PSTU) usa a página do partido para divulgação.
> Joinville tem recorde de candidatos a prefeito nas eleições 2020
No Instagram, a presença dos candidatos ainda é tímida e, somados, atingem apenas 54 mil pessoas. Darci de Matos e Fernando Krelling, com 10 mil seguidores, são os nomes mais populares entre os concorrentes na rede social. Por outro lado, Drico do PSTU é o único sem um perfil no Instagram.
> Saiba quem são os candidatos a prefeito em Joinville nas Eleições 2020
O cenário no Twitter é ainda mais modesto, mesmo que a rede social seja muito usada por políticos do mundo todo para se comunicarem com seus eleitores. Em Joinville, os 15 candidatos têm, somados, 11,5 mil seguidores na rede.
Continua depois da publicidade
Anelísio da Assessoritec (Avante), Marcucci e Mayara Colzani (PSOL) não têm perfis. Darci de Matos lidera com 4,6 mil seguidores e logo em seguida aparece Comandante Nelson Coelho (Patriota), com 2,2 mil.
Engajamento nas redes sociais
Ter seguidores não é o único fator importante nas redes sociais. É necessário também ter um bom engajamento – com comentários, curtidas e compartilhamentos – para atingir uma base ainda maior de pessoas no digital. O AN usou dados do Monitora BR, que utiliza a plataforma da empresa de análise de dados Zeeng, para saber quem consegue o maior número de reações nos conteúdos que publica.
A plataforma cria uma escala de 0 a 10 que leva em consideração a performance nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), notícias e web analytics. Na análise dos candidatos a prefeito de Joinville, Fernando Krelling aparece com melhor desempenho, com índice 3,84.
Continua depois da publicidade
Em seguida, aparecem Darci de Matos com 3,69 e Assis (PT) com 3,49. Os candidatos Adriano Silva (Novo) e Ivandro de Souza (Podemos) também estão acima dos 3 pontos. Os piores desempenhos, de acordo com o Monitora BR, são de Marcucci, com 1,48, Levi (DC), com 1,26, e Drico do PSTU, com 0,38.
> Eleições 2020: confira as regras e saiba o que pode e o que não pode fazer
Leia mais:
> Proposta cita criação de secretaria para pavimentação e zeladoria em Joinville
> Proposta sugere novo mercado público em área de terminal de ônibus em Joinville
> Ampliação da duplicação da Santos Dumont entra nas propostas
> Movimento quer a volta da Fundação Cultural em Joinville
> Eleições em Joinville: candidatos preparam estratégia sobre Bolsonaro
> Ponte de mais R$ 100 milhões ainda distante da campanha em Joinville