As urnas que serão utilizadas nas Eleições 2018 já estão a caminho das zonas eleitorais. O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realizou nesta quarta-feira (1º) a distribuição do quarto lote, com 765 equipamentos que permitirão o voto dos eleitores de Caçador, Videira, Tangará, Santa Cecília e Fraiburgo, todos municípios do Meio-Oeste do Estado.

Continua depois da publicidade

Desde que começaram a ser distribuídas, em 24 de julho, 3.409 urnas deixaram o depósito do TRE-SC em São José, na Grande Florianópolis, para serem enviadas às regiões do Alto Vale, Extremo Oeste, Norte e Meio-Oeste. A expectativa do órgão é que as 16.810 urnas que serão utilizadas no pleito de outubro estejam armazenadas nas respectivas cidades de votação até 30 de agosto.

A distribuição do TRE-SC inclui as chamadas urnas de contingência. Como não há manutenção dos equipamentos, alguns ficam armazenados nas zonas eleitorais e devem ser utilizados apenas em casos de falha mecânica em algum equipamento. Sem considerar essa reserva, o pleito de outubro deve utilizar 16.288 urnas.

A eleição deste ano deve ter aumento de 2,5% em relação ao sufrágio de 2016 (15.890 urnas) e 9,4% sobre o último pleito para presidente, em 2014 (14.888 urnas). De acordo com o TRE-SE, o crescimento desse número acompanha o aumento do eleitorado catarinense, que será de 5,07 milhões na eleição de outubro.

Após todas as urnas estarem distribuídas nas zonas eleitorais, o TRE-SC realiza audiências com os partidos políticos e o Ministério Público, para uma das fases mais importantes do processo pré-eleitoral: a carga das urnas.

Continua depois da publicidade

O órgão deve aguardar o término do julgamento dos registros de candidaturas, em 17 de setembro, para carregar as urnas com os nomes dos eleitores e postulantes aos cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Leia mais

Primeiros registros de candidatura chegam ao TRE-SC

Eleições 2018: dias, horários, prazos e documentos para o primeiro e o segundo turno

Presidente, senador e deputados: os salários dos eleitos em 2018

Eleições 2018: confira quem são os candidatos ao governo de Santa Catarina