O candidato a governador Gelson Merisio (PSD), da coligação Aqui é Trabalho, ressalta no seu Plano de Governo a necessidade de direcionar o potencial criativo do catarinense para um novo modelo econômico, o da tecnologia e inovação, que depende pouco da infraestrutura e muito mais do esforço e capacidade de criar.

Continua depois da publicidade

– O grande desafio é construir esperança ao agricultor familiar, associada à vocação local do agronegócio – afirma.

Entre suas promessas para a área da economia está a aceleração do processo de modernização da estrutura produtiva do Estado na direção de atividades intensivas em tecnologia e turismo, incentivando o empreendedorismo e ampliando novos programas governamentais de apoio à criação e ao desenvolvimento de empresas de bases tecnológicas com potencial de crescimento.

Planeja, também, a criação de programa de fomento ao desenvolvimento, capitalizando o BRDE em R$ 1 bilhão e gerando R$ 11 bilhões de capacidade de financiamento para startups, pequenas e médias empresas e ainda aos municípios, para que estes possam propor projetos relacionados ao desenvolvimento econômico.

Manter uma política tributária agressiva, sem aumento de impostos, propiciando elevado grau de desenvolvimento na economia catarinense, exigindo transparência, segurança jurídica, impessoalidade e aferição de resultados é outra promessa de campanha de Merísio, que diz que tornará mais ágeis os processos administrativos para análise dos pedidos de concessão de licença ambiental para ampliação e instalação de novos empreendimentos. A criação de um Fundo de Aval para permitir que micro e pequenas empresas possam acessar mais facilmente linhas de crédito é outra medida a ser tomada na sua gestão, caso eleito.

Continua depois da publicidade

Na área do turismo, Merisio pretende criar o programa Pró-Emprego Turismo, com benefícios fiscais específicos para empreendimentos turísticos.

– Vamos construir circuitos turísticos envolvendo atrações de diversos municípios, operados por via aérea, terrestre, rodoviária e marítima – prevê o candidato, que quer, com esta ação, propiciar o desenvolvimento do turismo em todas as regiões do Estado, tornando Santa Catarina um destino mundial.

Ele pretende também estimular o turismo sustentável e natural, iniciando pelas Unidades de Conservação Estaduais administradas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Com relação à atração de investimentos, Merisio afirma que vai criar “um amplo e consistente programa de fomento e apoio a investimentos nos segmentos estratégicos do Estado”, além de fortalecer as parcerias e a atuação de forma articulada e conjunta com outros entes públicos e privados responsáveis pela promoção do desenvolvimento de Santa Catarina, participando de modo proativo das políticas públicas associadas.

Continua depois da publicidade

Já para a área da agricultura, pesca e maricultura, a principal promessa do candidato é garantir uma produção sustentável por meio do desenvolvimento e aplicação de inovações tecnológicas e sociais. Afirma, ainda, que vai adotar medidas judiciais e políticas para proteger os pescadores e a indústria pesqueira de Santa Catarina e elevar a produtividade da agricultura catarinense por meio da pesquisa e da assistência técnica e extensão rural pública e de qualidade.

Merisio planeja também implementar uma política fiscal diferenciada para as regiões em desigualdade econômica em Santa Catarina, em especial o Extremo Oeste, o Planalto Norte, o Extremo Sul e o Planalto Serrano, com forte investimento em infraestrutura, objetivando construir novas vocações econômicas e culturas empresariais.

– Vamos elaborar uma política de ocupação territorial, estimulando ações que propiciem um crescimento sustentável, reduzindo as desigualdades – afirma.

Leia mais notícias sobre as eleições 2018