Seja pelo horário das 9h ou pelo andamento da conversa, o primeiro debate entre candidatos à prefeitura de Florianópolis não inspirou grandes reações nos bastidores — exceto alguns bocejos de assessores e convidados que acompanhavam o encontro que reuniu Angela Albino (PCdoB), Angela Amin (PP), Gean Loureiro (PMDB), Elson Pereira (PSOL) e Murilo Flores (PSB).

Continua depois da publicidade

Upiara Boschi: primeiro debate serviu para marcar os espaços dos candidatos

Moacir Pereira: falta de mobilidade e de planejamento são os maiores problemas de Florianópolis

Tirando o momento “fora, Temer” no início da primeira fala de Elson, o silêncio imperou na maior parte do tempo nas cadeiras montadas ao fundo do estúdio da CBN Diário na manhã desta segunda-feira. Gabriela Santetti (PSTU) e Maurício Leal (PEN) não participaram porque os partidos de ambos não atendem ao requisito obrigatório de ter 10 ou mais deputados federais — eles serão convidados para uma entrevista de cinco minutos na terça-feira, no Notícia na Manhã, também na CBN.

Continua depois da publicidade

Leia todas as notícias sobre as Eleições 2016

Mas para além do debate morno, como que num amistoso em que os candidatos preferiam não atacar muito para garantir o empate e conhecer melhor o adversário, outro diferencial dessa campanha foi importante para o clima totalmente tranquilo nos bastidores: as redes sociais.

Assessores políticos e de imprensa acompanhavam a todo momento a transmissão ao vivo pelo Facebook e as reações nos comentários, bem como as repercussões no Twitter. O WhatsApp fazia ouvir uma leve vibração a todo instante. O termômetro chamado internet começou a campanha com tudo —tanto que um dos próprios candidatos, Angela Albino (PCdoB), chegou a interagir nas redes durante e nos intervalos da conversa a cinco na bancada da CBN, mediada por Mário Motta.

Candidaturas mostram novo mapa partidário em Santa Catarina

Saiba quem são os candidatos a prefeito e vice nas principais cidades de SC

A correria e o volume mais alto apareciam só nos intervalos, quando os candidatos eram cercados por suas equipes. Maiores ou menores, ao pé do ouvido ou com discursos mais abertos, todas davam orientações para os blocos seguintes, comentavam respostas e passavam as impressões — próprias e de eleitores — vindas das redes sociais.

Continua depois da publicidade

Na bancada, o clima era de respeito e todos aparentavam estar preparados para a primeira rodada de enfrentamento — que de enfrentamento teve muito pouco. As estratégias, ou características, foram claras. Angela Albino parecia a mais leve. Angela Amin, Murilo Flores e Gean Loureiro mantiveram um tom mais sério o tempo inteiro, e também foram os que mais leram e fizeram anotações nos papéis ao longo das rodadas de perguntas e respostas. Gean e Elson focaram bastante em olhar para as câmeras e também para os candidatos a que estavam respondendo a pergunta. Tabelinhas amenas e falas genéricas também não foram raras. Pedido de direito de resposta, só um, de Angela Amin, negado pela organização.

Foi um bom aquecimento, mas não deu nem pra suar a camisa — tanto que não houve nenhum retoque de maquiagem ao longo das mais de duas horas e meia de debate.

Debate foi transmitido ao vivo na página da CBN Diário no Facebook. Confira: