A última movimentação de peças na formação do tabuleiro eleitoral catarinense ocorreu nesta sexta-feira, quando terminou o prazo determinado pela Lei das Eleições para os partidos realizarem as convenções partidárias. São as convenções que definem a escolha de candidatos e a formação de coligações nas eleições municipais de outubro. Mas ainda restam algumas dúvidas sobre quem vai medir forças na disputa ou eventualmente se unir na campanha. Isto porque as legendas ainda têm uma janela de 24 horas após as reuniões para publicarem as atas, o que dá margem para as lideranças partidárias costurarem acordos de última hora.

Continua depois da publicidade

É o caso de Angela Amin (PP) e Murilo Flores (PSB) em Florianópolis, ambos anunciados como candidatos, apesar de não terem vices definidos até a noite de sexta. Interrogações se repetiram nas eleições que se desenham em Blumenau, Itajaí e Chapecó. Em Blumenau, o Partido dos Trabalhadores acenou para a candidatura de Valmor Schiochet, mas pode abrir mão do pleito e formar aliança com Arnaldo Zimmermann (PCdoB). Itajaí definiu três candidatos e resta a nomeação de um vice, enquanto em Chapecó a disputa também deve ter três adversários, com dois postos de vice indefinidos até a noite de sexta.

Por outro lado, em cidades como Criciúma e Joinville os nomes das duplas de prefeituráveis que estarão nas urnas já eram conhecidos desde quinta-feira. Entre os vices escolhidos nas chapas joinvilenses chama atenção a presença de dois ex-comandantes da Polícia Militar e uma delegada aposentada da Polícia Civil, o que promete dar peso ao tema segurança nos debates.

Em Lages, o prefeito Elizeu Mattos (PMDB) saiu de cena na última hora: ele desistiu de concorrer à reeleição na sexta-feira, citando motivos particulares, e abriu caminho para o PMDB apoiar o PSDB. Agora, os partidos e as coligações têm até as 19 horas do dia 15 de agosto para apresentarem no cartório eleitoral de suas cidades o requerimento de registro de candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador.

No dia seguinte, 16 de agosto, passa a ser permitida a propaganda eleitoral, com direito a uso de alto-falantes, realização de comícios e distribuição de material gráfico.

Continua depois da publicidade

FLORIANÓPOLIS

O quadro eleitoral para a prefeitura parecia bem definido, mas sofreu reviravolta ainda na tarde de sexta. O PSD do prefeito Cesar Junior que coligaria com Angela Amin procurou o PCdoB para compor a chapa. As últimas definições estão previstas para este sábado.

Angela Albino (PCdoB): É deputada federal. Já foi deputada estadual e também concorreu à Prefeitura de Florianópolis em 2012, sendo a terceira mais votada. Seu vice é Gabriel Kazapi (PT).

Angela Amin (PP): Ex-deputada federal, foi prefeita de Florianópolis por dois mandatos consecutivos (1996 a 2004). Em 2010, concorreu ao Governo do Estado, sendo superada por Raimundo Colombo. Até a publicação desta matéria ainda seguia indefinido o nome do vice.

Elson Pereira (PSOL): É professor de Planejamento Urbano da UFSC. Ingressou no PSOL em 2009 e concorreu pela primeira vez em 2012 à Prefeitura de Florianópolis. Seu vice é Fábio Botelho (PV).

Continua depois da publicidade

Gean Loureiro (PMDB): É deputado estadual. Já foi deputado federal e concorreu à Prefeitura de Florianópolis também em 2012, sendo superado no segundo turno por Cesar Souza Junior. Tem como vice na chapa João Batista Nunes (PSDB).

Maurício Leal (PEN): Atuou na Fundação Municipal de Esportes durante a gestão Cesar Souza Jr. Em 2012, concorreu como candidato a vereador pelo PSD, quando recebeu 617 votos. Ocupou cargo de suplente do Secretário Municipal de Finanças e Planejamento de Dário Berger. Também já foi presidente da Associação de Moradores da Cacheira do Rio Tavares (Amocart). Seu vice é Marcos Vieira (PEN).

Murilo Flores (PSB): Foi presidente da Epagri e da Fatma, além de ter ocupado o cargo de secretário de Estado do Planejamento antes de se lançar como candidato. Concorre pela primeira vez. Também seguia sem definição do vice até o momento de publicação desta matéria.

BLUMENAU

A maior cidade do Vale do Itajaí terá na disputa dois nomes que concorreram no segundo turno da última eleição municipal: Jean Kuhlmann e Napoleão Bernardes. O PT lançou o professor Valmor Schiochet, mas na última hora abriu as portas para compor com PCdoB.

Continua depois da publicidade

Arnaldo Zimmermann (PCdoB): O partido confirmou o nome do comunicador como candidato a prefeito em convenção, mas sem apontar o vice. O PT abriu as portas para coligação.

Ivan Naatz (PDT): Após vencer a disputa para vereador em 2012, com mais de 5 mil votos, Naatz volta a concorrer ao Executivo. A chama à majoritária é pura. Tem Amauri Cadore (PDT) como vice.

Jean Kuhlmann (PSD): O deputado estadual tenta pela 2ª vez seguida ser prefeito. Terá novamente Napoleão como rival. O seu vice é Alexandre José (PRB).

Napoleão Bernardes (PSDB): O atual prefeito busca reeleição. A coligação reúne 12 partidos. Napoleão também tem experiência como vereador. Tem como vice Mário Hildebrandt (PSB).

Continua depois da publicidade

Valmor Schiochet (PT): Após a saída do cenário municipal da deputada Ana Paula LIma, o PT lança o professor universitário com chapa pura. O vice deve ser definido neste sábado.

CRICIÚMA

Cleiton Salvaro (PSB): É deputado estadual em primeiro mandato. Administrador de empresas, chegou a concorrer ao cargo de vereador em Urussanga, em 2000, mas não se elegeu. Tati Teixeira (PSD) é sua vice.

Clésio Salvaro (PSDB): Foi prefeito de Criciúma entre 2009 e 2012. Chegou a assumir novamente o Poder Executivo em 2015, no lugar de Márcio Búrigo, mas deixou o posto um mês depois por decisão do STF. Ricardo Fabris (PSDB) é o vice na chapa.

Fábio Brezola (PT): É empresário e presidente do PT em Criciúma. Concorreu à Prefeitura nas eleições suplementares de 2013. Seu vice é João Juliano (PT).

Continua depois da publicidade

Márcio Búrigo (PP): É prefeito de Criciúma. Concorreu ao cargo na eleição suplementar determinada pela Justiça Eleitoral em 2013. No mandato anterior foi vice de Clésio Salvaro. Tem Acélio Casagrande (PMDB) como vice.

Odelondes de Souza (PSOL): É formado em Contabilidade e Economia. Concorreu à Prefeitura de Criciúma em 2008 e 2012. Tem como vice na chapa Rodrigo Maciel (PCB).

JOINVILLE

A cidade mais populosa do Estado também tem o maior número de candidatos. São oito concorrentes do total.

Carlito Merss (PT): Ingressou na política em 1982. Disputou a prefeitura de Joinville em sei oportunidades e foi eleito em 2008. Também foi vereador, deputado estadual e deputado federal. Seu vice é Francisco de Assis (PT).

Continua depois da publicidade

Darci de Matos (PSD): Economista formado pela Univille, já foi vereador em duas legislaturas e deputado estadual em três. É deputado estadual desde 2007. Tem como vice Julio Fialkoski (PSB).

Dr. Xuxo (PP): José Aloísio Vieira, o Dr. Xuxo, é médico nefrologista, membro da Academia Catarinense de Medicina e, em 2008, disputou as eleições municipais como candidato a vice-prefeito. Nestas eleições corre ao lado de Adilson Moreira (PP).

Ivan Rocha (PSOL): Foi candidato a deputado federal duas vezes e vereador uma vez. Atualmente é secretário estadual de movimentos sociais do PSOL em Santa Catarina. Tem como vice Cynthia Pinto da Luz (PSOL).

Marco Tebaldi (PSDB): Foi vereador, secretário de Habitação, vice-prefeito na chapa de Luiz Henrique da Silveira. Em abril de 2002 assumiu a prefeitura. Em 2004 foi reeleito como prefeito e ficou no cargo até 2008. Foi deputado federal e secretário de Estado da Educação. Tem como vice Masilisa Boehm (PSDB).

Continua depois da publicidade

Marcos Soares (PEN): É formado em Engenharia de Produção pela Uninove (SP) e concluiu Direito pela UniSociesc, de Joinville. Disputou vaga na Câmara de Vereadores da cidade em 2012. Foi candidato a deputado estadual pelo PV e assumiu a presidência regional do PEN em 2015. Seu vice é André Luís Klein (PEN).

Rodrigo Bornholdt (PDT): Advogado formado pela Universidade Federal do Paraná (URPR), é o atual presidente do PDT em Joinville, além de cônsul honorário da Alemanha desde 2013. Vice-prefeito eleito em 2004, concorreu a prefeito em 2008. Tem como vice Valmir Santhiago Júnior (Rede Sustentabilidade).

Udo Döhler (PMDB): Atual prefeito de Joinville. Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Católica do Paraná, filiou-se ao PMDB em 2011. No ano seguinte foi eleito prefeito da cidade. É presidente da empresa têxtil Döhler S.A.. Tem como vice Nelson Coelho (PMDB).

LAGES

Antônio Ceron (PSD): Ex-deputado estadual, técnico em contabilidade e professor. Concorreu nas eleições à Prefeitura de Lages em 2012. Corre ao lado de Juliano Polese Branco (PP) na disputa pela prefeitura.

Continua depois da publicidade

Marcius Machado (PR): É cientista político. Foi o vereador mais votado da história da cidade em 2012, mas perdeu o mandato por ter mudado de partido. Andréia Strasser (PDT) é a vice na chapa.

Roberto Amaral (PSDB): Engenheiro e empresário do ramo da comunicação. Presidente licenciado do Centro de Informática e Automação do Estado de SC (Ciasc). Tem como vice Hampel Vieira (PMDB).

CHAPECÓ

Até as 23h desta sexta-feira, os três candidatos a prefeito estavam definidos, mas faltava a nomeação de dois vices.

César Valduga (PC do B): É bancário. Foi eleito deputado estadual em 2014. Antes havia sido vereador em Chapecó por dois mandatos, em 2004 e 2012. Em 2004 foi o mais votado com 3.115 votos. Até a publicação desta matéria ainda não havia definição sobre o vice.

Continua depois da publicidade

Luciano Buligon (PSB): É formado em Direito. Em 2012, foi eleito vice-prefeito na chapa de José Cláudio Caramori (PSD). No ano passado assumiu o cargo quando o titular se licenciou para assumir o Badesc. Seu vice é Élio Cella (PR).

Luciane Carminatti (PT): Está no segundo mandato como deputada estadual. Foi eleita em 2010 e reeleita em 2014. Foi eleita vereadora de Chapecó em 2004 e 2008. Também foi secretária de Educação do município. Sem definição de vice até o momento desta publicação.

ITAJAÍ

Políticos experientes como Décio Lima (PT) e Paulinho Bornhausen (PSB) chegaram a ensaiar que concorreriam em Itajaí, mas ficaram de fora da corrida pela prefeitura em outubro.

Anna Carolina Martins (PSDB): Vereadora de oposição ao atual prefeito Jandir Bellini, ela está no primeiro mandato, mas concorreu em 2008 também. Disputou ainda vaga na Assembleia Legislativa. É advogada. Tem como vice Maurílio Morais (PR).

Continua depois da publicidade

João Paulo Tavares Bastos (PP): É ex-presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Itajaí e advogado. Nunca concorreu a cargos políticos. Serpa sua estreia nas urnas. Seu vice seguia indefinido até a publicação desta reportagem.

Volnei Morastoni (PMDB): Médico pediatra, ex-prefeito de Itajaí, ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa. Chegou a substituir Luiz Henrique da Silveira e Eduardo Pinho Moreira como governador. Seu vice é Marcelo Sodré (PDT).

Números em Santa Catarina:

372.551 eleitores fazem de Joinville o maior colégio eleitoral.

567 técnicos vão ajudar na eleição.

63.128 mesários foram convocados.

3.886 locais de votação serão espalhados

15.778 urnas eletrônicas.

15.778 seções eleitorais.

105 zonas eleitorais.

Dias das eleições: 2 e 30 de outubro.