Criados com intuito de orientar cidadãos, votantes ou não, e democratizar ainda mais o processo eleitoral, os aplicativos _ ou apps _ se popularizaram nas ultimas eleições. Além de permitir acesso rápido e fácil a diferentes tipos, a exemplo do Candidaturas 2016, app desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aderido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Abastecido com dados dos candidatos, neste ano o aplicativo já ocupa a segunda colocação na lista de mais baixados no Google Play, na categoria comunicação.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias sobre as eleições deste ano

Fique por dentro de todas as publicações sobre o especial Vote Consciente

_ Aqui (em SC) os aplicativos começaram a ganhar espaço em 2014, quando o que divulgava os resultados da votação ficou em primeiro lugar na lista de mais baixados _ lembra o secretário de Tecnologia de Informação do TRE-SC, Álvaro Sampaio, ao ressaltar que, apesar de ainda não estar disponível para download, o app será usado neste pleito novamente.

Continua depois da publicidade

Pensando nisso, o Diário Catarinense pesquisou, testou e listou abaixo sete opções de aplicativos que prometem ajudar a promover o voto consciente e a participação responsável dos eleitores durante o pleito deste ano.

1. Politize

Ficha

Desenvolvido por Gabriel Goes Pacheco

Downloads: + de 100

Nota: 5 de 5

Avaliado por 21 usuários no Play Store

Gratuito

Saiba mais

Aplicativo de caráter educativo, que disponibiliza informações sobre diversos temas relacionados à política e à cidadania, tais como partidos e eleições, democracia digital, participação social, transparência e corrupção. O app é disponibilizado pelo portal homônimo, que funciona como uma rede de colaboradores voluntários, entre pessoas e instituições, interessados em transforma a educação política no Brasil.

2. Eleições limpas

Ficha

Desenvolvido pela plataforma Rastru

Downloads: + de 10

Nota: 5 de 5

Avaliado por 1 usuários no Play Store

Gratuito

Saiba mais

Este app desenvolvido pela plataforma Rastru tem uma proposta que envolve a participação direta do usuário na formulação do conteúdo: por meio da ferramenta, qualquer pessoa pode denunciar um flagrante de um crimes eleitorais como compra de voto, boca de urna, abuso de poder, caixa 2, entre outros. Para encaminhar a denúncia, basta marcar a localização do flagrante e descrever o que aconteceu, podendo ou incluir também imagens relacionadas ao fato. O registro é então levado às autoridades competentes de acordo com a região da ocorrência. Algumas das denúncias só poderão ser feitas após o início da campanha eleitoral, a partir de 16 de agosto.

Continua depois da publicidade

3. Vote Consciente

Ficha

Desenvolvido pelo Estudio Lune

Downloads: + de 100

Nota: 5 de 5

Avaliado por 6 usuários no Play Store

Gratuito

Saiba mais

Lançado na última terça-feira, e ainda em modo de teste, o app foi idealizado pela arquiteta e urbanista catarinense Ana Letícia Knuth, e desenvolvido pelo Estúdio Lune, de Blumenau. A ferramenta _ uma das vencedoras do concurso INOVApps, do Ministério das Comunicações _ funciona como um questionários de posições ideológicas, com base no qual o usuário descobre o grau de afinidade entre as suas opiniões e as dos candidatos à prefeitura e à câmara municipal. Entre os temas sobre os quais o eleitor deve se posicionar a favor ou contra estão a legalização do aborto, o estatuto do desarmamento e a igualdade de direitos para casais homossexuais. Por enquanto, o app está previsto para funcionar com os candidatos das cidades de Blumenau, Gaspar e Ilhota, a partir do início de setembro, mas a plataforma é aberta e pode ser replicada em qualquer município.

4. OAB Caixa 2

Ficha

Criado pela OAB

Downloads: + de 1 mil

Nota: 4,7 de 5

Avaliado por 27 usuários no Play Store

Gratuito

Saiba mais

O objetivo deste aplicativo também é facilitar a denúncia de crimes eleitorais, especialmente o Caixa 2 e a compra de votos, bandeiras que a OAB vêm reforçando em todo o Brasil para as eleições municipais deste ano. Para registrar a o pedido de denúncia, o usuário preenche dados da ocorrência como data, local, descrição do fato e nome do partido ou candidato envolvido. Também podem ser acrescentadas fotografias que auxiliem a comprovação do crime, e as denúncias podem ser feitas de forma anônima. O registro é então encaminhado à ouvidoria da OAB, que irá analisar as provas e decidir sobre a formalização da denúncia.

5. Candidaturas 2016

Ficha

Criado pela Justiça Eleitoral

Downloads: + de 1 mil

Nota: 3,5 de 5

Avaliado por 99 usuários no Play Store // Problemas para acessar o conteúdo, usuários relatam tela branca, comentários recentes, de agosto deste ano

Continua depois da publicidade

Gratuito

Saiba mais

Aplicativo oficial da Justiça Eleitoral que disponibiliza consulta a informações sobre os candidatos que participam das eleições deste ano. No app o usuário poderá acessar dados como nome completo do candidato, nome de urna, partido, situação do registro de candidatura e cargo ao qual concorre. O grande destaque desta versão do app, já lançado em eleições anteriores sob outro formato, é o acesso aos dados da prestação de contas de cada candidato: este ano, todas as doações e gastos de campanha devem ser registrados em até 72 horas pelo candidato.

6 – Agenda JE

Ficha

Criado pelo TSE

Downloads: + de 5 mil

Nota: 4,7 de 5

Avaliado por 62 usuários no Play Store

Gratuito

Saiba mais

Criado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o aplicativo dispensa cadastro para ser usado, basta baixar e usar. Gratuito, ele fornece todas as informações do calendário eleitora de 2016. Com uma interface simples, o aplicativo se torna fácil de usar, já que também é bastante intuitivo. No menu localizado do lado esquerdo, o usuário pode ativar ou não notificações do app. De acordo com o TSE, se a opção foi ativada, notificações serão enviadas com intervalo de 20, 10 e dois dias, sempre antecedendo os prazos do calendário. Ainda é possível ler a agenda sem filtro por data ou então, também no menu lateral, a aba ‘eventos’ funciona como um filtro. Ali as datas ficam separadas por mês. O aplicativo é abastecido com prazos até maio de 2017.

7 – JE Processos

Ficha

Criado pela Justiça Eleitoral

Downloads: + de 1 mil

Nota: 4,1 de 5

Avaliado por 43 usuários no Play Store // Reclamam de não estar completo, principalmente por não ter dados de SP

Continua depois da publicidade

Gratuito

Saiba mais

Gratuito e sem necessidade de se cadastrar, o aplicativo, criado pela Justiça Eleitoral, permite acessar detalhes sobre processos. Antes de começar a navegar, no menu no canto direito é preciso configurar a localização _ o app não abrange todos os Estados _ e qual a situação do processo: tramitando, arquivados, com movimentação recente ou todos. Feito isso, é possível pesquisar os processos pelo nome de uma das partes, nome do advogado ou ainda o número do processo. O aplicativo ainda permite que o usuário selecione os processo que quer acompanhar e eles ficarão destacados na tela principal. O aplicativo exibe os andamentos, relator do caso, origem, ementa, partes e advogados, decisões e publicações do processo. O ponto negativo é que Estados como São Paulo não estão inseridos no app. Hoje, a lista contempla os TREs da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, Amapá, Espiríto Santo, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Tocantis. Também é possível selecionar processos no TSE. Importante: para localizar o app no Play Store (para Android) é preciso digitar o JE em letras maiúsculas e processos no plural.