Santa Catarina começou o domingo de eleições com problemas em 20 urnas eletrônicas. Sete foram trocadas até por volta das 9h, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). Considerando a situação das 13.641 seções eleitorais espalhadas pelo estado, o diretor-geral do TRE-SC, Daniel Sell, entende que a votação até o momento é tranquila
Continua depois da publicidade
— Registramos 20 ocorrências com as urnas, como trocas de papel, reinicialização de sistema e troca de módulo impressor, por exemplo. Sete urnas tiveram que ser substituidas por urnas de contingência nos municipios de Chapecó, São Cristóvão do Sul, São José, Timbó, Monte Carlo e Xavantina. Mas as votações seguem normalmente nestes cidades — afirma Sell.
> Ao vivo: acompanhe o dia de votação das eleições 2020 em SC
> Acompanhe a partir das 17h a apuração das eleições em tempo real
Na coletiva ainda foi reforçado o horário preferencial para idosos, que se estende até as 10h, a obrigatoriedade do uso de máscaras e a recomendação para que os eleitores levem o documento com foto, a própria caneta e uma cola com o número dos candidatos para diminuir o tempo de votação.
Continua depois da publicidade
A corregedora regional eleitoral, Kris Nereid, falou sobre o Disque Eleitor que recebeu cerca de 500 ligações apenas neste domingo. O Disque Eleitor (0800 647 3888) é um serviço que busca tirar as dúvidas do eleitorado. A ligação é gratuita, tanto para telefone celular quanto para telefone fixo. O atendimento no dia da votação vai até as 18 horas.
Em entrevista feita pelo repórter Kadu Reis, da rádio CBN Diário, uma eleitora de Florianópolis relatou que um mesário pegou o título dela em mãos. O TRE-SC informa que o ideal é que não haja contato. O eleitor deve ditar os dados para os funcionários e em caso de necessidade o mesário poderá solitar que o eleitor retire a máscar para conferência. O TRE-SC reforça que a recomendação de que o eleitor passe álcool antes e depois de votar.
Leia mais:
> Confira como consultar local de votação