Uma das eleições mais apertadas de Santa Catarina aconteceu em Pescaria Brava, no Sul do Estado. Sabe aquela história de todo voto faz diferença? Então para Deyvisonn da Silva de Souza, do PMDB, realmente fez. Ele venceu Antônio Honorato (PSDB) por apenas um voto na disputa pela prefeitura de Pescaria.

Continua depois da publicidade

Deyvisonn recebeu 2751 votos, 41%, superando Honorato, que era o atual prefeito, que teve 2750 votos, 40,99%. Em terceiro lugar ficou Marciano (PSD) com 1208 votos.

Essa foi a segunda vez que Deyvisonn tentava se eleger em Pescaria Brava, em 2012 ele acabou derrotado por Antônio Honorato.

Pescaria Brava se emancipou de Laguna após plebiscito realizado em 2003, mas apenas em 2009 a decisão foi homologada porque o procurador-geral da República, Cláudio Fontelles, ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade contra que emancipava Pescaria. Segundo informações do site da prefeitura, Fontelles acreditava que a criação de municípios deve ser feita com base em certos requisitos constantes em uma Lei Complementar Federal, que ainda não tinha sido promulgada.

Em 24 de agosto de 2009, a Ação Direta de Inconstitucionalidade, foi arquivada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio de Mello, derrubando assim, a última barreira que impedia a emancipação de Pescaria Brava. Antônio Honorato foi o primeiro prefeito eleito de Pescaria Brava e agora Deyvisson é o segundo da história.

Continua depois da publicidade