O primeiro turno da consulta para definir o novo reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ocorre nesta terça-feira (22), das 8h às 21h. Estudantes, professores e servidores da instituição poderão votar de forma virtual, por computador ou celular, por meio do sistema on-line, o e-Democracia.
Continua depois da publicidade
Inicialmente, o horário estava marcado para das 9h às 19h, mas foi alterado na noite de segunda-feira pela instituição.
Catracas e passaporte da vacina: como será a volta às aulas na UFSC
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A chamada consulta informal é a primeira etapa das eleições para a nova reitoria da UFSC. Caso nenhuma das chapas atinja mais da metade dos votos da comunidade universitária nesta terça, haverá um segundo turno da consulta, previsto para 26 de abril. Desta vez, a votação ocorrerá de forma presencial, com urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).
Continua depois da publicidade
Após a consulta a estudantes, professores e servidores, caberá ao Conselho Universitário da UFSC votar para escolher a ordem da lista tríplice entre os candidatos a reitor. Tradicionalmente, os conselheiros costumam manter a decisão da consulta à comunidade universitária.
Esta lista com três nomes será enviada ao Ministério da Educação. O presidente da República é o responsável por nomear o novo reitor da instituição. Até 2018, era habitual que o presidente nomeasse o primeiro nome das listas tríplices apresentadas pelas instituições, mas Jair Bolsonaro não tem seguido essa tradição. O caso chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que entendeu que o mandatário pode escolher qualquer nome da lista tríplice.
Quem são os candidatos
Três chapas estão inscritas para as eleições da reitoria da UFSC. O vencedor fica à frente da reitoria por quatro anos, no período de 2022 a 2026. A expectativa é de que a nomeação do novo reitor ocorra até 4 de julho.
Os três candidatos já participaram de três sabatinas nas últimas semanas e ainda debatem mais uma vez na noite de desta segunda-feira, antes da consulta à universidade. Confira as candidaturas inscritas:
Continua depois da publicidade
Chapa UFSC Viva
Reitora: Cátia Carvalho Pinto
Vice-reitor: Rodrigo Moretti
Número: 84
Chapa Universidade Presente
Reitor: Irineu Manoel de Souza
Vice-reitora: Joana Célia dos Passos
Número: 58
Chapa UFSC Sempre
Reitor: Edson de Pieri
Vice-reitora: Marcela Boro Veiros
Número: 66
Quem pode votar
Estão aptos a votar na consulta informal desta terça-feira servidores docentes e técnico-administrativos da UFSC em efetivo exercício, que tenham cadastro ativo até 30 dias antes do primeiro turno.
Também têm direito a voto estudantes com matrículas ativas até 30 dias antes do primeiro turno. Alunos do Colégio de Aplicação também podem votar, desde que tenham idade mínima de 16 anos até 30 dias anteriores à consulta. A estimativa é de que 49 mil pessoas tenham direito a voto, somando professores, técnicos e estudantes.
Uma lista de professores, estudantes e técnico-administrativos aptos a votar no primeiro turno foi publicada na última quinta-feira (17) e pode ser acessada neste link. Quem atender aos pré-requisitos, mas não tiver o nome na lista pode entrar em contato pelo e-mail comeleufsc2022@gmail.com.
Como votar
Estudantes, professores e servidores aptos a votar vão receber um e-mail pouco antes do horário do início da consulta. Para votar, é preciso acessar o link enviado, das 9h às 19h desta terça, e seguir o passo a passo informado na página. O link também estará disponível nos sites da UFSC e da Comissão Eleitoral.
Continua depois da publicidade
Será preciso utilizar as credenciais de acesso aos sistemas da UFSC, como o idUFSC (CPF, e-mail institucional, matrícula ou SIAPE), gov.br ou certificado digital qualificado. Cada eleitor pode votar quantas vezes quiser, dentro do período em que a consulta estiver aberta, mas o e-Democracia computa apenas o último voto de cada eleitor.
Como será a contagem dos votos
Os votos válidos na consulta à comunidade universitária desta terça-feira são computados considerando uma proporção de um terço para os docentes, um terço para os técnico-administrativos e um terço para os estudantes.
A chapa vencedora será a que alcançar índice geral superior a 50% dos votos, somados os índices obtidos em cada segmento. Caso nenhuma delas alcance esse percentual, haverá consulta em segundo turno, com as duas chapas mais votadas, de modo presencial, em 26 de abril.
O resultado do primeiro turno deve ser divulgado pela Comissão Eleitoral da UFSC ainda na noite de terça-feira (22). A expectativa é de que a divulgação ocorra em até 40 minutos após o fim da votação.
Continua depois da publicidade
Eleição no Conselho Universitário e lista para o MEC
A consulta informal antecede a eleição da lista tríplice para reitor, que é feita pelo Conselho Universitário (CUn) e está marcada para 2 de maio. Tradicionalmente, os conselheiros costumam respeitar o resultado das consultas à comunidade acadêmica.
Os três candidatos mais votados pelo Conselho vão compor uma lista encaminhada para o Ministério da Educação, para que o presidente da República nomeie o novo reitor. Até 2018, era habitual que o nome escolhido fosse o primeiro da lista, mas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2021 indicam que o presidente não precisaria optar pelo primeiro nome das listas tríplices para escolher os reitores de universidades.
Leia também
Estudantes e especialistas avaliam primeiro mês do novo ensino médio em SC
UFSC vai oferecer vagas de graduação exclusivas para refugiados em SC
Bolsonaro indica que terá Braga Netto como vice nas eleições de 2022