A campanha política para a Presidência da República se mantém num cenário de incertezas jamais visto na história do Brasil. Está sendo causado por inúmeros fatores. A frustração da maioria do eleitorado com os políticos é uma delas. A inexistência de um candidato que, de forma majoritária sensibilize o pensamento médio nacional, é outro motivo. O desgaste da classe política também pode ser incluído no rol dos problemas. A pulverização dos partidos distancia os candidatos dos eleitores. O uso de recursos bilionários para financiar as campanhas dos deputados que aprovaram esta indecência afasta o público do processo.

Continua depois da publicidade

E há, finalmente, este vergonhoso cruzamento de apoios, provocado por coligações ideológicas antagônicas. Nenhum partido tem autoridade para criticar o outro por incoerência ideológica. Estão todos dentro do mesmo balaio. Resultado: aqui mesmo em Santa Catarina há prefeitos de uma sigla apoiando candidatos adversários de outra coligação. E vice-versa. Confusão que deixa o eleitor tonto, induzindo-o a escolhas mais pessoais do que políticas, partidárias ou ideológicas.

Faltam 20 dias para as eleições que definirão o futuro do Brasil. E milhões de catarinenses não decidiram ainda em quem vão votar. Isto torna o direito do eleitor ainda mais volúvel, suscetível de qualquer fato novo até irrelevante a definir qual seu rumo.

É a desconstrução da frágil democracia brasileira.

Ouvidos Moucos

No dia em que a Operação Ouvidos Moucos completou um ano, sexta (14), a Corregedoria Nacional do Ministério Público decidiu abrir uma reclamação contra o procurador Marco Aurélio Dutra, que denunciou na Justiça Federal de Santa Catarina o reitor Ubaldo Balthazar e seu chefe de gabinete, Áureo Moraes. A decisão foi confirmada oficialmente em longa nota da Associação do Conselho Nacional do Ministério Publico.

Continua depois da publicidade

Financiamento

O novo chefe do departamento comercial da Embaixada da República Tcheca no Brasil, André Kasina – na foto de barba branca em reunião no interior do país -, que assumirá o cargo em 24 de setembro em Brasília, anunciou uma linha especial de crédito de seu pais para incentivar a instalação ou reequipamento de cervejarias de produção artesanal em Santa Catarina. Kasina recebeu e acompanhou durante toda a semana a comitiva catarinense organizada pela Fecomércio, que encerrou um roteiro de cinco dias de encontros de negócios, visitas às históricas cervejarias tchecas e reuniões com donos de fábricas de cervejarias.

Cadeia

Viajando esta semana com a comitiva da Fecomércio por mais de 400 quilômetros pelas estradas tchecas, o cônsul Rafael Thales de Freitas informou que a lei sobre dirigir alcoolizado é rigorosíssima na República Tcheca. Polícia para o carro, manda o motorista acionar o bafômetro. Se der positivo, o carro é apreendido, o motorista algemado e preso em flagrante.

Controle

Com a confirmação de 100 conferencistas e mais de mil inscritos, começa na segunda o 32° Congresso Brasileiro de Direito Administrativo. O tema do evento: “Limites do Controle da Administração no Estado de Direito”. Previsão de painéis, palestras, mesas redondas e debates sobre o aprimoramento da gestão pública.

Açoriano

Professor Nereu do Valle Pereira recebendo esta semana as homenagens de imortais, membros do Instituto Histórico e Geográfico e instituições catarinenses e dos Açores. Completando 90 anos, é uma das maiores autoridades sobre as tradições e a história dos açorianos no litoral catarinense. Professor de Sociologia na UFSC, teve destacada participação nos estudos do Esplan na década de 1960.

Continua depois da publicidade

Curtas

– Deputado Décio Lima, que teve campanha impugnada pela Justiça Eleitoral por usar o nome Novo e cores diferentes, enviou mensagem: “Minhas campanhas sempre usaram o amarelo e laranja… todas…”

– Professor André Moraes dos Santos, da Univali, foi convidado pelo Departamento de Especialistas Estrangeiros da China a participar da missão internacional entre 15 e 29 de novembro.

 

Leia também:

Mais de 150 milhões de crianças no mundo sofrem violência na escola, diz Unicef