O presidente da Câmara de Tubarão, o vereador Jairo dos Passos Cascaes (PSD), foi eleito prefeito da cidade em eleição indireta realizada na noite desta terça-feira (7). Ele terá como vice o também vereador Moisés Nunes (PP). Eles contaram com os votos favoráveis de 10 dos 15 parlamentares do município.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A chapa deles concorria com os também vereadores José Luiz Tancredo (MDB) e Denis da Silva Matiola (PSDB), que tiveram cinco votos em sessão ocorrida na Câmara.
Veja como votou cada vereador de Tubarão na eleição indireta
Renúncia após operação Mensageiro
A disputa indireta ocorreu depois que o então prefeito Joares Ponticelli (PP) e o vice, Caio Tokarski (União) renunciaram aos cargos, no dia 10 de julho deste ano. Os dois foram presos na Operação Mensageiro, que investiga suposto pagamento de propinas em troca de vantagens ilícitas em contratos de coleta de lixo em cidades de SC.
Continua depois da publicidade
Joares ficou detido até o final de junho, quando teve a prisão preventiva convertida em medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica. O ex-vice Caio Tokarski permanece preso.
Com os dois cargos vagos, o então prefeito em exercício de Tubarão, Gelson Bento, que já estava no cargo desde a prisão do prefeito e vice, seguiu no comando do município e convocou novas eleições, como determina a lei eleitoral. No entanto, a escolha não seria direta, mas, sim, por voto dos vereadores.
Como a empresa pivô da Mensageiro fraudava licitações desde 2014 sem levantar suspeitas
Como funciona a eleição indireta
A eleição indireta ocorreu durante sessão da Câmara de Vereadores, com previsão de ser aberta independentemente do número de parlamentares presentes — ou seja, não seria suspensa por falta de quórum. Antes da escolha, cada chapa teve 10 minutos para falar na tribuna sobre sua candidatura.
A votação foi aberta e nominal. Ao todo, 15 vereadores participaram da sessão, que elegeu a chapa que obteve maioria simples dos votos.
Continua depois da publicidade
Em caso de empate, o que não foi caso, ocorreria nova votação e seria considerada vencedora a chapa mais votada. Em caso de novo empate, venceria quem possuísse o candidato mais idoso ao cargo de prefeito.
Os vencedores seriam empossados ao cargo imediatamente após a eleição, por estarem presentes na sessão. Os eleitos ficarão no cargo por um ano e cinco meses, até dezembro de 2024.
Candidatos à prefeitura de Tubarão na eleição indireta

Chapa 1
Prefeito: Jairo dos Passos Cascaes (PSD)
Vice: Moisés Nunes (PP)
Chapa 2
Prefeito: José Luiz Tancredo (MDB)
Vice: Denis da Silva Matiola (PSDB)