A urna eletrônica é o único sistema de votação utilizado no Brasil. Em maior ou menor escala, outros países, como Estados Unidos, também usam tecnologias similares à brasileira. Entenda, a seguir, como ocorre a votação por meio eletrônico nos EUA.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Como funciona a votação eletrônica nos EUA?
Apesar de vários países terem urnas eletrônicas, o modelo e tecnologia utilizados são diferentes. No Brasil, o equipamento é desenvolvido e produzido dentro do território nacional, sob supervisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde 1996.
Nos Estados Unidos, diferente daqui, o sistema eletrônico não é uma unanimidade. Por lá, o modelo mais utilizado na votação é Gravação Direta Eletrônica, conhecido como DRE. As máquinas gravam o voto na memória.
Em alguns equipamentos, o eleitor também pode imprimir o voto. A impressão funciona como uma garantia em casos de recontagem, por exemplo.
Continua depois da publicidade
Qual sistema de votação é mais utilizado?
Apesar de existir o sistema eletrônico, a maioria dos estados utilizam cédulas de papel ou votação mistas, que combinam as duas formas. Cada região adota diferentes sistemas porque são as autoridades locais que definem as regras do processo eleitoral.
A falta de um sistema unificado e as diferentes formas de contar os votos geram impactos no tempo de apuração. Nos EUA, a contagem de votos costuma se estender por semanas e pode haver recontagem.
Leia mais
Como países estrangeiros podem influenciar as eleições nos EUA?