O professor de Relações Internacionais da Univali, Daniel Corrêa da Silva, avalia que uma eventual eleição do candidato democrata Joe Biden à presidência dos Estados Unidos poderia ser benéfica à economia catarinense. De acordo com ele, no entanto, a margem de diferença é pequena. A análise foi feita no Estúdio CBN Diário desta terça-feira (3).
Continua depois da publicidade
> Donald Trump x Joe Biden: acompanhe a apuração das eleições nos EUA
— Objetivamente, para Santa Catarina, Podemos dizer que há uma leve vantagem caso Joe Biden seja vencedor das eleições. Mas esta diferença tende a ser muito pequena. O governo Biden seria de redução de danos do que fez Trump, com uma política mais protecionista, com relação a aço e açúcar, por exemplo — afirma o professor.
Ouça a entrevista com o professor Daniel Corrêa da Silva:
A análise é baseada apenas nas possíveis consequências econômicas para Santa Catarina, sem imergir nas polêmicas sobre enfrentamento à pandemia e violência racial que permeiam o pleito norte-americano. O protecionismo nas relações comerciais deve ser mantido em alguma medida mesmo por Biden. O professor Daniel Corrêa da Silva pondera que as condições do país inibem mudanças mais radicais neste sentido.
Continua depois da publicidade
— Identifico que Biden seria menos incisivo nestas tarifas, mas que não reverteria muitas das medidas já adotadas por Donald Trump. A condição econômica dos Estados Unidos impõe este perfil de condução da política comercial. Obama iniciou alguns destes elementos. Eu diria que Biden poderia atenuar certos efeitos do protecionismo de Trump, mas sem uma virada significativa — argumenta.
Acompanhe a apuração das eleições nos EUA:

Leia mais:
Em pesquisa, brasileiros avaliam EUA melhor que os americanos
Glenn Greenwald acusa Intercept de censura e anuncia saída do site
Jim Carrey rouba a cena no “Saturday Night Live” com imitação de Biden