As eleições municipais deste ano já são mais violentas que o pleito de 2020, segundo a pesquisa “Violência Política e Eleitoral no Brasil”, feita pelas organizações Terra de Direitos e Justiça Global, divulgada nesta quinta-feira (3). Este ano, entre janeiro e 15 de agosto, foram 145 ocorrências, entre assassinatos, ameaças e atentados. Em 2020, entre janeiro e 26 de setembro, foram 63 casos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para acompanhar a apuração das Eleições 2024
Na quinta à noite, o carro em que estava uma candidata a vereadora do Rio de Janeiro foi alvejado por tiros. Como o veículo era blindado, ela não se feriu. Já em São Paulo, outra candidata à Câmara teve o carro atingido por 11 disparos. Ela não estava no veículo no momento do ataque, mas chegou a passar mal e foi levada ao hospital.
Outro caso ocorreu no interior de São Paulo, onde dois homens atiraram contra o coordenador da campanha de um candidato a prefeito.
Já em Santa Catarina, um candidato à prefeitura de Caxambu do Sul, no Oeste do Estado, teve a casa atingida por disparos de arma de fogo, no dia 30 de setembro. O candidato não estava em casa no momento dos disparos.
Continua depois da publicidade
O relatório “Violência Política e Eleitoral no Brasil” aponta que os casos de violência aumentaram 130% de entre as eleições de 2020 e 2024.
Só na pré-campanha deste ano, foram 145 ocorrências pelo país, entre assassinatos, ameaças, atentados e outros tipos de violência, o equivalente a 1,5 caso por dia. No mesmo período de 2020, foram registrados 63 casos, sendo 14 homicídios, 15 atentados e dez ameaças.
— Desde a primeira edição da pesquisa é possível identificar que em anos eleitorais há um acirramento da violência política. Nos casos registrados percebemos uma naturalização da violência política, considerando os altos índices de assassinatos, atentados e ameaças — diz a coordenadora da Terra de Direitos, Gisele Barbieri.
A pesquisa ainda identifica que a violência atinge partidos de diferentes espectros políticos e afeta as mulheres de maneira desproporcional.
Continua depois da publicidade
O relatório ainda deve ser atualizado após o primeiro turno das eleições, neste domingo (6). Se a tendência continuar, o nível de violência eleitoral no país deve aumentar ainda mais.
NSC Total acompanha apuração em tempo real das Eleições 2024
Apuração em tempo real
O NSC Total acompanha a apuração em tempo real das Eleições 2024. O eleitor pode verificar em uma ferramenta específica, no endereço eleicoesnsctotal.com.br, a disputa voto a voto em todas as cidades de Santa Catarina e também do Brasil. Para isso, basta filtrar o estado e o município. Os dados são atualizados assim que são computados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na ferramenta do NSC Total o eleitor também acessa um guia completo dos candidatos, com informações como nome e número, além das declarações de patrimônio. A página traz ainda as últimas notícias sobre as Eleições 2024, além de informações exclusivas e análises do time de colunistas do Total.
*Com informações da Agência Brasil.
Leia também
Como vai funcionar o transporte público nas principais cidades de SC durante as eleições
Continua depois da publicidade
Candidato de SC mata companheira com facada e comete suicídio em seguida
Primeiros resultados das eleições municipais em SC devem sair logo após final da votação