Nesta quarta-feira (28), 30 mil advogados vão às urnas para escolher a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santa Catarina e em 49 subseções no interior do estado. Em nível estadual, dois grupos buscam a liderança da entidade para os próximos três anos: a chapa “Advocacia Unida”, de Rafael Horn, e “A Ordem agora é mudar”, de Hélio Brasil.

Continua depois da publicidade

Em cada chapa, além do candidato à presidência da OAB, há candidatos à presidência da Caixa de Assistência aos Advogados e a representantes do estado no conselho federal da OAB.

A votação que começou às 9h vai até as 17h. A previsão é de que até as 18h, seja concluído o processo de apuração.

Para a eleição, a OAB tem a parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que além da instalação de urnas eletrônicas nas 50 seções eleitorais do estado, fará a apuração dos resultados.

Parceria

Continua depois da publicidade

Em Florianópolis, 8 mil profissionais devem votar em duas seções eleitorais, que ficam na sede da OAB e na Sociedade Recreativa Novo Horizonte.

Nas subseções da OAB do interior do estado, 67 chapas disputam a presidência local. “Esta eleição, com 30 mil eleitores, tem a proporção de um município como Joaçaba. Concorrem nas diferentes instâncias, estadual e local, ao todo 2,5 mil candidatos”, afirmou a presidente da Comissão Eleitoral da OAB Nerilde Vanzella.

Os dois candidatos à presidência da OAB de Santa Catarina entendem a entidade como parceira da sociedade, mencionam o protagonismo e a importância da atuação da OAB para defesa da democracia.

Veja o que disseram os dois candidatos sobre o papel da entidade.

Helio Brasil – candidato da chapa “A Ordem agora é mudar”

“A OAB é um dos pilares do estado democrático de direito,ela tem a possibilidade de fazer ações civis públicas, ações diretas de constitucionalidade. Nós notamos ultimamente que a OAB tem perdido um pouco do protagonismo de outrora.Nós queremos resgatar esse protagonismo. A OAB tem que ser ouvida em todos os temas de interesse nacional, estadual e até municipal. Os colegas advogados é que entendem das leis, eles estudaram para isso, então, precisamos estar junto com a comunidade para fazer o bem comum”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Rafael Horn – candidato da chapa “Advocacia Unida”

“A OAB possui importante protagonismo institucional, a partir do momento em que além de defender a advocacia e suas prerrogativas, também tem como escopo fomentar e defender o estado democrático de direito, às liberdades individuais, a moralidade pública, um aperfeiçoamento do ensino. Então, tudo isso faz com que a OAB tenha esse plus a mais, que alguns outros órgãos de classe, eis a importância de mantermos o protagonismo da instituição (…) porquê ela tem que estar presente na vida da sociedade catarinense”, afimou.