A escritora neozelandesa Eleanor Catton, de 28 anos, foi a pessoa mais jovem a ser agraciada com o Man Booker Prize, com o romance The Luminaries. A publicação da obra no Brasil está prevista para 2014, pela Globo Livros.

Continua depois da publicidade

Nascida em 1985, Eleanor recebeu o prêmio em uma cerimônia em Londres, tornando-se a segunda autora desse país a ser laureada.

O romance conta a história do caçador de fortunas Walter Moody, durante a corrida pelo ouro na Nova Zelândia, em meados do século XIX.

O presidente do júri, Robert Macfarlane, descreveu a obra de 832 páginas, a mais extensa a ganhar a honraria, como “deslumbrante”.

– É um magnífico romance – afirmou.

Continua depois da publicidade

A mulher do príncipe Charles, duquesa da Cornuália Camilla Parker-Bowles, entregou o prêmio de 60 mil euros a Eleanor.

O Man Booker Prize é a mais importante distinção britânica para ficção.

Eleanor concorria com NoViolet Bulawayo, com We Need New Names; Jim Crace, com Harvest; Jhumpa Lahiri, com The Lowland; Ruth Ozeki, com A Tale For The Time Being; e Colm Tóibín, com O Testamento de Maria – lançado este ano no Brasil pela Companhia das Letras.

No primeiro semestre de 2014, a Globo edita a obra de Lahiri. Também no ano que vem sai, pela Casa da Palavra, o título de Ozeki. Em 2012, quem venceu foi Hilary Mantel por seu romance histórico O Livro de Henrique (Record).