Pavor. Esse teria sido o sentimento que a suposta mãe da recém-nascida, encontrada dentro de um sofá em Três Barras, teve antes de abandoná-la. Segundo a polícia, ela alega que não sabia da gravidez.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A criança foi encontrada no sábado (19) em uma casa abandonada, no bairro São Cristóvão, após uma vizinha ouvir o choro do bebê. De acordo com o delegado Rui Orestes Kuchnir, durante a conversa com o Conselho Tutelar, a mulher disse que ficou “apavorada” e por isso abandonou a criança. Essa versão, no entanto, ainda será apurada no decorrer das investigações.
– Ela alegou para o Conselho Tutelar que não achava que estava grávida e somente verificou quando deu à luz. Foi aí que ela ficou apavorada e abandonou a criança -, explica o delegado, que deve ouvir a mulher nos próximos dias.
Além disso, tanto o Conselho Tutelar quanto o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) analisam a possibilidade dela já ficar com a bebê, pois ela precisa ser amamentada. Eles também apuram se a mulher realmente é mãe da criança.
Continua depois da publicidade
– A Polícia Civil vai investigar a conduta dessa mãe. Já o MP, cabe verificar, por exemplo, o estado puerperal dela e outras condições clínicas, principalmente para ver se ela tem condições de ficar com essa criança – salienta o delegado.
O AN tentou entrar em contato com o MP sobre o caso, mas não teve retorno até a publicação. A justiça também não definiu, ainda, se a criança ficará mesmo com a mulher ou se será mandada para um abrigo. A expectativa é de que ela receba alta do hospital até sexta-feira (25).
Enquanto o destino da pequena Vitória, como foi batizada temporariamente, é definido, as investigações sobre o caso continuam. Caso a conduta de abandono de incapaz seja comprovada, a mãe pode perder a guarda da criança, além de ser condenada em até dois anos de prisão.
Leia também:
Denúncia de estupro coletivo em Joinville é investigada pela polícia
Pedras preciosas avaliadas em até R$ 5 milhões são apreendidas em Barra Velha
Dupla suspeita de assassinar dono de bar em Joinville é procurada pela polícia