Amiga e prima, Débora Puel de Oliveira, de 27 anos, conversava com Roseli Terezinha Vieira sobre os novos projetos para o turismo em Urubici semanalmente. Faz algum tempo, segundo ela, a presidente da Associação de Pousadas e Hotéis de Urubici (Pouserra) teria entregado nas mãos no governador Raimundo Colombo um projeto para trazer mais infraestrutura para o Morro da Igreja. Nesta sexta-feira, ela estava em um ônibus de excursão de Florianópolis e morreu. O veículo caiu em uma ribanceira no mesmo local que ela planejava revigorar.

Continua depois da publicidade

Diário Catarinense – Roseli entregou um projeto para o governador Raimundo Colombo para melhorar o Morro da Igreja. O que ela queria mudar ali na região?

Débora Oliveira – Era um projeto de infraestrutura para criar um deck, fazer um acesso para os veículos. Porque o Morro da Igreja não tem estrutura ainda para receber o visitante. O lugar tem a estrada da aeronáutica, mas não tem um retorno para voltarem os veículos. Ela estava batalhando muito por isso, sabia a quantidade de turistas que visitavam o local, pensava no lixo na região. Lembrava que o fluxo era muito grande e que devia ter coleta de lixo. Queria um projeto para receber o turista.

DC – Como ela era do dia-a-dia com os turistas de Urubici?

Continua depois da publicidade

Débora – Geralmente eles ligavam pra ela, ela visitava os lugares no carro do turista ou no ônibus. Todas as pessoas que fizeram o passeio elogiavam muito ela. Inclusive, o Gabriel Ribeiro, secretário regional de Lages, estava com familiares por lá. Eles ficaram encantados, porque a Roseli sempre sabia muito da história da Serra, da geografia, da cultura. Era coisa que eu que morei lá, nem sabia.

DC – Desde quando ela começou a se envolver com o turismo na Serra?

Débora – Deve fazer uns 10 ou 8 anos. Antes disso, ela fazia viagem de Florianópolis até Brusque. Ela se mudou pra Urubici com o marido para fundar a Caminhos da Serra.

DC – O que mudou no turismo da cidade depois de ela trabalhar com isso?

Débora – Ela sempre teve muito bom relacionamento na esfera pública, apesar de não ter nenhum cargo na política. Muitos projetos aconteceram através dela, uma pessoa muito bem relacionada na área. As pessoas falavam em turismo em Urubici e lembravam da Roseli. Ela era uma líder do turismo em Urubici.

Continua depois da publicidade