A publicação de uma foto que mostra um homem entubado em uma cama de hospital, apresentada como sendo uma imagem exclusiva do presidente venezuelano Hugo Chávez, fez com que o jornal espanhol El País interrompesse a circulação do jornal impresso nesta quinta-feira.

Continua depois da publicidade

Após ter reconhecido a falsidade do conteúdo, o diário retirou a imagem de sua versão online e também advertiu que o incidente pode fazer com que algumas bancas da Espanha e do exterior não recebam a edição impressa do jornal.

Pelo Twitter, Ernesto Villegas, ministro das Comunicações da Venezuela, considerou a foto “tão grotesca quanto falsa”.

Ainda segundo manifestações de Villegas no Twitter, o frame é proveniente de um vídeo de uma cirurgia de outra pessoa, um paciente que sofre de doença hormornal, retirado do Youtube (veja abaixo).

Continua depois da publicidade

De acordo com nota publicada pelo veículo em seu site, a imagem teria sido fornecida pela agência de notícias Gtres Online, que afirmava se tratar de Hugo Chávez.

O jornal ainda garante que o texto que acompanha a foto afirmava que o veículo não havia conseguido verificar as circunstâncias e o local em que a fotografia teria sido feita.

Chávez, de 58 anos, foi submetido em Cuba a uma quarta cirurgia para tratar um câncer. Desde então, não fez aparições públicas e não pode tomar posse de seu novo mandato presidencial em 10 de janeiro.