A Secretaria Municipal de Educação de São José, na Grande Florianópolis, firmou convênio com o Governo do Estado para atender os alunos que estão concluindo o Ensino Fundamental na EJA (Educação de Jovens e Adultos). O programa de Parceria Educacional entre o Estado e o Município foi estabelecido para que os estudantes não precisem procurar outra escola para concluir seus estudos, garantindo o Ensino Médio nas escolas municipais de São José.
Continua depois da publicidade
O convênio regulamenta a transferência gradativa das matrículas do Ensino Médio, tanto em turmas do ensino regular, como as turmas da EJA, do Município para a Secretaria de Estado da Educação. O processo de transferência acontecerá até 2020. A primeira etapa da mudança começará em agosto, com as turmas do 1º ano do Ensino Médio, nos 10 polos da EJA.
— A parceria foi firmada para garantir que nossos alunos possam concluir os estudos no mesmo ambiente no qual começaram e no qual se sentem seguros — explica a secretária de Educação, Méri Hang.
A Secretaria Municipal de Educação ficará responsável então pelo atendimento aos alunos, pela efetivação das matrículas, pela manutenção das escolas, pelos polos — escolas nas quais o aluno estudará — e pelo coordenador da EJA. Já a contratação dos professores será realizada pela Secretaria do Estado da Educação.
Continua depois da publicidade
Matrículas abertas
As matrículas do EJA para o ensino fundamental e 2º ano e 3º ano do ensino médio poderão ser realizadas nas unidades de ensino a partir desta terça-feira, 11 de julho, até o dia 14 de julho. A oferta atende jovens, acima de 18 anos, e adultos que possuem pouco tempo para estudar, devido ao mercado de trabalho.
As matrículas para quem deseja cursar o ensino fundamental e o 2º ano e 3º ano do ensino médio, acontecem nas unidades de ensino que possuem turmas disponíveis. As turmas são criadas de acordo com o número de inscritos. Para realizar a matrícula, a pessoa deve apresentar na secretaria das escolas o comprovante de residência, CPF ou RG. As aulas iniciarão no dia 31 de julho.
Já os alunos que buscam ingressar no 1º ano do ensino médio, através da EJA, passa a valer o convênio realizado entre a Secretaria do Estado da Educação e o Município. O período de matrícula é o mesmo dos anos seguintes da EJA, 11 a 14 de julho. Para efetuar a matricula, o Estado exige o comprovante de conclusão do ensino fundamental original, além do CPF ou RG e o comprovante de residência. As aulas iniciam no dia 1º de agosto.
Continua depois da publicidade
Confira as escolas que possuem a EJA:
Colégio Municipal Maria Luiza de Melo – Kobrasol
Escola Básica Municipal Altino Corsino da Silva Flores – Procasa
CEM Maria Iracema de Andrade – Barreiros
CEM Araucária – Serraria
CEM Antonio Francisco Machado – Forquilhinha
Escola Básica Municipal Albertina Krummel Maciel – Fazenda do Max
CEM Ceniro Martins – Loteamento Ceniro Martins
CEM Renascer – Bairro Renascer
CEM Vilson Kleinubing – Loteamento Lisboa (Apenas Ensino Médio)
Colégio Marista – Jardim Zanellato (Apenas Ensino Médio).