O Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria de um tiroteio ocorrido nesta sexta-feira à noite (1º) em um restaurante do bairro diplomático de Dacca, capital de Bangladesh – de acordo com um comunicado da agência Amaq, ligada a esse grupo extremista.
Continua depois da publicidade
“Comandos do Estado Islâmico atacam um restaurante frequentado por estrangeiros na cidade de Dacca, em Bangladesh”, afirma um comunicado da Amaq divulgado nas redes sociais.
O ataque deixou “mais de 20 mortos de diferentes nacionalidades”, relata a Amaq, acrescentando que “os comandos fizeram reféns no restaurante Artisan”.
Dois policiais ficaram gravemente feridos no tiroteio, informou a emissora de televisão privada do Bangladesh Channel 24.
Segundo a versão on-line do jornal bengali “Daily Star”, cinco agressores invadiram o restaurante Holey Artisan Bakery por volta das 21h20 locais (10h20, horário de Brasília) no bairro nobre de Gulshan e abriram fogo.
Continua depois da publicidade
O tiroteio explodiu perto do Nordic Club, um estabelecimento bastante frequentado por expatriados dos países nórdicos. Próximo ao local também fica a embaixada do Catar.
Bangladesh vem sofrendo uma onda de assassinatos dos defensores da laicidade, de intelectuais e de membros das minorias religiosas. Esses ataques têm sido atribuídos a grupos extremistas. Foram mais de 50 mortos em três anos.
tgg/iw/tt