Antônio Cesar da Silva

Diretor de Marketing Corporativo da Weg

O tema energia elétrica fica no centro das discussões, e isso não é um fato recente. Sempre que o consumo de energia elétrica alcança ou supera o volume de energia disponível, ou quando ocorre aumento no custo da energia, o assunto passa a ser uma preocupação. Neste momento, estamos vivendo uma situação similar.

Continua depois da publicidade

:: Leia mais sobre negócios

As discussões e soluções tendem a girar em torno de alternativas que, apesar de importantes, não trazem resultados imediatos e na velocidade necessária. É preciso concentrar esforços na busca de alternativas para amenizar rapidamente o problema sem efeitos colaterais.

Continua depois da publicidade

Usar a energia de forma eficiente é sempre um caminho a ser considerado porque há soluções de rápida implementação e com resultados instantâneos.

O Brasil já tem leis sobre eficiência energética, com exigências de produtos mais eficientes. Mas como as leis só atingem os produtos novos e o comércio, não influenciam na redução do consumo de energia nos equipamentos já instalados.

Buscar redução no consumo de energia elétrica na base instalada é uma iniciativa individual e necessária, pois o setor industrial é responsável por 40% de toda a energia elétrica consumida no Brasil.

Os motores elétricos consomem aproximadamente 60% dessa energia, podendo chegar a 90% do consumo em alguns casos. Com vida útil longa, é comum encontrarmos nas indústrias equipamentos com idade de 20, 30 e até 40 anos ainda em funcionamento. Muitas empresas utilizam ainda motores recuperados, que não são mais eficientes.

Continua depois da publicidade

A substituição de motores antigos por novos permite não só o aumento de produtividade e economia de energia, como também o rápido retorno de investimento. E estas oportunidades estão disponíveis não só para a indústria, mas também para supermercados, shopping centers, hospitais e edifícios, entre outros.

Na WEG, estamos atentos às demandas ambientais e econômicas. Além de desenvolver produtos de alto desempenho, oferecemos às indústrias trabalhos de eficiência energética capazes de diminuir consideravelmente o consumo de energia elétrica do parque instalado.

Responsável pelo consumo de quase metade da energia gerada no Brasil, nós, da indústria, temos responsabilidade no desenvolvimento sustentável do País. Além de garantir a sobrevivência dos nossos negócios, evitando todo e qualquer tipo de desperdício, precisamos garantir o equilíbrio econômico, social e ambiental, indispensável para as futuras gerações.