O lançamento do 1º Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo mobilizou educadores e autoridades da área em Santa Catarina, nesta segunda-feira, que se comprometeram em divulgar a iniciativa em escolas públicas, particulares e comunidades. O concurso vai reconhecer as boas práticas de mediação de leitura, que criam uma ponte entre o leitor e o texto, para que haja de fato nas escolas a compreensão do que se lê.

Continua depois da publicidade

Em uma transmissão ao vivo pelo Jornal do Almoço da RBS TV, professores, membros de organizações sociais, escritores e autoridades públicas ouviram as diretrizes e se manifestaram sobre o concurso, que tem o apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A representante da instituição sem fins lucrativos, Elaine Oliveira Teixeira, ressaltou que a iniciativa vai além de premiar, é um mobilizador de bons projetos e de toda comunidade escolar, que se vê envolvida nos trabalhos. Elaine destacou o caráter formador do Prêmio RBS, que oferece um curso online gratuito. Ele irá trabalhar o conceito de mediação de leitura, fornecendo estratégias para isso.

Para o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, a importância da iniciativa do Grupo RBS é o reconhecimento e apoio na difusão de trabalhos que merecem ser destacados em Santa Catarina:

– É uma oportunidade para muitos professores mostrarem o trabalho que desenvolvem e se tornarem referência – ressaltou.

Continua depois da publicidade

No parecer do coordenador do curso de Pedagogia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Jorge Alexandre Cardoso, o concurso alerta para competências necessárias no meio docente.

– A premiação é importante porque reforça o movimento para a mediação da leitura. Ao destacar o trabalho individual de algum professor, a iniciativa vai chamar a atenção para um trabalho que deve ser coletivo – disse.

O Prêmio RBS de Educação é voltado a professores de escolas públicas e particulares, que atuam na educação básica: infantil, ensino fundamental e médio. Também entram práticas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de projetos comunitários. Promovido pelo Grupo RBS e pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, irá distribuir R$ 155 mil para SC e RS. De acordo com a gerente executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Lucia Ritzel, podem ser inscritos projetos de outras disciplinas que não sejam português e literatura, como matemática e ciências.

Continua depois da publicidade

– Um compromisso público é dar visibilidade às boas práticas – destacou.

Serviço

Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo

Tema: Mediação de leitura

Quem pode participar: Educadores e professores de Educação Básica que estejam lecionando em 2013, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

Inscrições: de 13 maio a 14 de julho no site www.premiorbsdeeducacao.com.br , onde está disponível o regulamento