Bilinguismo, trilinguismo, monolinguismo… Termos ainda relativamente desconhecidos na cultura brasileira, mas de força imensurável pelo mundo afora. Tratam-se apenas de definições sobre domínio de idiomas. Bilinguismo é a fluência em duas línguas; trilinguismo, em três. Monolinguismo é o domínio de apenas um idioma – infelizmente a situação mais observada no Brasil. No entanto, é cada vez mais indispensável ouvir e falar naturalmente mais de uma língua.

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Os benefícios da fluência em mais de um idioma são inúmeros. Pode-se dizer que as facilidades de comunicação com o mundo são os principais. Hoje uma pessoa com domínio de mais de uma língua tem mais portas abertas para conseguir um emprego, não enfrenta barreiras de idioma na internet, aproveita muito mais as viagens ao exterior.

Em Santa Catarina são poucas as instituições de ensino que oferecem a verdadeira educação bilíngue – aquela em que a língua estrangeira não é oferecida apenas em uma ou duas horas por semana. O bilinguismo vai além disso. É ensinar conteúdos curriculares por meio de língua estrangeira, praticando-a e vivenciando-a já a partir do primeiro ano de vida, ainda no berçário.

Estudos da neurociência sobre “janelas de oportunidades” apontam que, principalmente, até os seis anos as crianças têm uma gigantesca facilidade para assimilar idiomas diferentes do materno. Nessa fase o aparelho fonador ainda está em formação e os órgãos que o compõe, como língua e palato, podem ser mais facilmente moldados à prática de novos e diferentes sons. Além do mais, também é comprovado que o aprendizado da segunda língua ainda na infância facilita a assimilação de segundo, terceiro, quarto idiomas. Pense nisso quando você projetar o futuro do seu filho.

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