Nossos filhos têm ido à escola e aprendido as matérias elementares para se tornarem futuros profissionais competentes, assíduos competidores no mercado de trabalho, que cada vez tem exigido mais especialização por parte dos seus trabalhadores. Mas, até que ponto a nossa educação tem formado verdadeiros cidadãos?
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Engenheiros, médicos, juízes, jornalistas e tantos outros profissionais certamente possuem competência para exercer suas funções na sociedade capitalista. Contudo, até que ponto cada um desses profissionais sabe definir o conceito de cidadania e como aplicá-la em nossa sociedade?
Entender, refletir e se apropriar do conceito de cidadania é crucial para a convivência em sociedade. Por isso o Centro de Ciências Sociais e Jurídicas da Univali criou o Programa de Formação para a Cidadania Infanto-Juvenil, no qual, por meio do Caderno de Cidadania, busca formar educadores e informar crianças e adolescentes sobre três temas imprescindíveis da sociedade: a Cidadania e os Direitos Fundamentais, o Estatuto da Criança e do Adolescente e os Direitos Socioambientais.
Valemo-nos das palavras de Paulo Freire: “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produção ou a sua construção”. Quando se fala sobre Cidadania, não se fala somente sobre os direitos e deveres formais e as representações políticas, mas debate-se, principalmente, sobre a atuação dos grupos sociais na arena política, a fim de garantir a política participativa como a única condição para a plena cidadania. Portanto, a mudança do pensamento do “meu” para o “nosso” é o primeiro e grande passo rumo ao caminho da formação de verdadeiros cidadãos.
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