Saúde e bem-estar são temas cada vez mais evidentes na rotina das pessoas. Os pais já mostram a preocupação com uma vida mais saudável de seus filhos e buscam alternativas para adotar hábitos que possam prevenir doenças. Mas nem todo mundo se dá conta de que uma simples disciplina na escola pode ajudar e muito na rotina dos pequenos.
Continua depois da publicidade
As aulas de educação física, que por muito tempo foram sinônimos de lazer, devem ser encaradas com uma atividade para incentivar as crianças a se movimentarem e praticarem exercícios físicos que são grandes aliados no combate a doenças relacionadas ao sedentarismo, como obesidade, diabetes e problemas cardíacos. Além disso, a disciplina é essencial para auxiliar o desenvolvimento motor das crianças. Por isso, é fundamental que as escolas possuam profissionais capacitados, que consigam planejar aulas que aliem teoria e prática e, despertem o prazer pela atividade física.
A Uniasselvi Pólo Florianópolis é um dos centros universitários que apresenta essa preocupação, através do novo curso de licenciatura em Educação Física à distância que possui alguns diferenciais para que os professores aprendam e tenham condições necessárias para poder transmitir seus conhecimentos. A coordenadora do curso, Meike Marli Schubert, explica que o envolvimento e o estímulo para a aprendizagem da disciplina está na vivência prática do movimento pelo aluno, seja esta, através do exercício, da atividade lúdica, do jogo, das brincadeiras e outros. “Quando o aluno realiza uma atividade prática proposta na aula de educação física, é o momento em que o professor estará transmitindo efetivamente a teoria para a prática, e que se complementa, pelas explicações e comentários que decorrem ao longo da aula, no qual o professor é mediador.”
Segundo Schubert, quando isso não acontece, a ideia de que educação física é somente lazer é reforçada. Isso ocorre porque ainda existem professores que não se dedicam ao planejamento e metodologia de aula e tornam a atividade um passatempo com bola. “O lazer e a recreação fazem parte do conteúdo curricular, inclusive no nosso curso temos a disciplina jogos, brincadeiras e brinquedos, visto o potencial deste conteúdo no processo de aprendizagem das crianças; no entanto, deve ser trabalhada com responsabilidade”, comenta a coordenadora.
A aula de educação física é o momento de praticar a saúde e aprender um pouco sobre o universo esportivo. Os esportes devem ser ensinados na escola, respeitando a metodologia, fundamentos, regras, aspectos técnicos e táticos. “Vale ressaltar que para crianças e adolescentes o objetivo da disciplina é a promoção do esporte com todos os benefícios inerentes aos que o praticam, e nesse caso, sem a exigência da perfeição do movimento técnico, pois este será necessário apenas aos futuros atletas”, explica Schubert.
Continua depois da publicidade
Licenciatura em Educação Física EAD – Uniasselvi Pólo Florianópolis
Os formados neste curso podem atuar na docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Profissional, em instituições públicas ou privadas. Os profissionais também poderão atuar na assessoria, planejamento, execução e avaliação dos componentes curriculares em Educação Física escolar, como também elaborar programas de ensino para séries, níveis ou ciclos. Outra possibilidade é a atuação na área da pesquisa científica no campo da Educação.
A duração do curso é de três anos e meio e os encontros são semanais, com aulas expositivas e também práticas. Este é um curso em nível superior, com aulas práticas em clubes e quadras poliesportivas. Entre as ações previstas no currículo, estão o Estágio Supervisionado e o Seminário de Práticas, bem como Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
Os acadêmicos do curso serão conduzidos nas aulas por um tutor externo, que seguirá o modelo EAD Uniasselvi, motivando os acadêmicos ao longo do processo ensino-aprendizagem. O centro universitário pretende formar profissionais comprometidos com a missão de educador, que buscam superar dificuldades diárias, estimulado a um constante aperfeiçoamento de seu trabalho. Além disso, diante da realidade em que o sedentarismo está cada vez mais comum na rotina dos pequenos, que ocupam grande parte de seu tempo em frente ao computador ou vídeo-game, a coordenação do curso motiva e apresenta alternativas para que os professores inovem nas atividades propostas. A inclusão é outro ponto que merece ser destacado no curso. São duas disciplinas que tratam exclusivamente deste tema: educação inclusiva e língua brasileira de sinais, para atender melhor essa demanda crescente nas escolas.
Serviço:
O quê: inscrições para o curso de Educação Física, modalidade EAD
Quando: até 30 de Julho de 2014
Onde: Através do site www.nead.com.br ou no Polo Uniasselvi Florianópolis