Uma proposta de educação digital em escolas básicas será apresentada neste final de semana no Congresso Educacional Florianópolis 2012. O evento, promovido pela Uno Internacional, acontece no Costão do Santinho, até segunda-feira, e tem como tema Próximo Passo para Educação.

Continua depois da publicidade

Pela primeira vez, será apresentado e discutido em um congresso o modelo que procura integrar experiências digitais com a sincronização de conteúdos e plataformas, trazendo para a escola a realidade que muitos alunos já vivenciam em casa e na sociedade.

– A escola tem que fazer a interação entre o que o aluno vivencia fora dela e as práticas em sala – considera o educador argentino e diretor-geral do Uno Internacional, Pablo Doberti.

O professor acredita que trazer esse ideal de educação para as escolas brasileiras é não apenas possível como necessário. A proposta já foi implantada em 22 países da América Latina e da Europa e tem o apoio de empresas de tecnologia e de conteúdo educacional.

Continua depois da publicidade

De acordo com Doberti, no México, cerca de 150 mil alunos trabalham nesse modelo. No Brasil, ele estima que o estilo de educação deva ser adotado a partir do ano que vem, pois cerca de 200 escolas do país já teriam demonstrado interesse.

Devem participar do evento de Florianópolis cerca de 900 educadores de vários países.

A Uno Internacional, que promove o evento, é uma das linhas de negócio do Grupo Santillana, companhia espanhola voltada para os mercados editorial e mídia, que detém a Editora Moderna no Brasil. As inscrições para participar do evento já estão encerradas mas os interessados podem acompanhar as palestras em tempo real, no link: www.nosvemosemflorianopolis.com/br/florianopolis/inicio.html.