Debater o processo de implementação da educação das relações étnico-raciais e o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na rede municipal de ensino de Florianópolis. Este é o principal objetivo da Secretaria de Educação da Capital para realizar na próxima segunda (21) e terça-feira o décimo Seminário de Diversidade Étnico-Racial.
Continua depois da publicidade
Haverá lançamento das Diretrizes Curriculares Municipais para Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. O evento ocorrerá sempre das 8h30 às 17 horas.
O público-alvo são profissionais da educação, pesquisadores, acadêmicos e membros dos movimentos sociais. O seminário ocorrerá logo após o Dia da Consciência Negra, 21 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares. Um escravo, líder do Quilombo dos Palmares que simbolizou a luta do negro contra a escravidão e pela igualdade de direitos.
No primeiro dia ocorrerá o lançamento das diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais. O documento apresenta possibilidades de implementação de ações de combate ao racismo e de todas as formas de preconceito. Para Sônia Carvalho, coordenadora do programa de diversidade étnico-racial da SME, as diretrizes buscam o equilíbrio das histórias, onde o trabalho com a cultura africana e afro-brasileira, europeia e indígena se equivalem. ¿Isto possibilita às crianças, adolescentes, jovens e adultos, a construção de identidades positivadas e de relações fraternas e solidárias. As diferenças são tratadas apenas como diferenças e não como desigualdades¿.
A respeito do tema falará a professora Jeruse Maria Romão, presidente do Fórum Permanente de Educação das Relações Étnico-Raciais de Santa Catarina , e consultora da rede municipal de ensino da Capital.
Continua depois da publicidade
Também está marcada para a segunda-feira a conferência sobre promoção da igualdade racial, com o sociólogo João Carlos Nogueira, coordenador executivo da Rede Brasil Afroempreendedor.
Haverá ainda a mesa redonda ¿As políticas de diversidade étnico-racial: balanços e desafios¿, coordenada pelo professor Paulino de Jesus Cardoso , coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros- NEAB- da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O dia será encerrado com a palestra da professora Lia Vainer Schucman- ¿Relações raciais no Brasil: estudos sobre branquitude¿.
Na terça-feira, dia 21, haverá uma série de relatos de pesquisas e experiências. Além disso, o evento contará com a palestra da professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Joana Célia dos Passos- ¿O estado da arte sobre a diversidade étnico-racial na produção científica: perspectivas e desafios¿.
21/11/2016 – Segunda Feira 8h30 -9h -Cerimônia de abertura 9h -9h30 -Apresentação Cultural 9h30-10h- Lançamento oficial da publicação ¿Diretrizes curriculares municipais para a educação das relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Florianópolis¿. 10h -11h – Conferência: As políticas educacionais: perspectivas e desafios para a promoção da igualdade racial. Conferencista: Profº Me. João Carlos Nogueira (Sociólogo/Arqueólogo – UTAD/Portugal, Coordenador de Programas e Pesquisas – NEN e Coordenador Executivo – Rede Brasil Afroempreendedor – REAFRO) 11h -12h – Conferência As diretrizes curriculares municipais para a educação das relaçõesétnico- raciais da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Conferencista: Profª Ma. Jeruse Maria Romão (FEDERER -SC) 12h -13h Intervalo 13h -15h Mesa redonda As políticas de diversidade étnico-racial: balanços e desafios. Coordenador da mesa: Profº Dr. Paulino de Jesus Cardoso (UDESC/NEAB) 15h15 -17h Palestra Relações raciais no Brasil: estudos sobre branquitude. Palestrante: Profª Dra. Lia Vainer Schucman 17h – Encerramento
Continua depois da publicidade
22/11/2016 – Terça –feira 8h30 -10h- Relatos de pesquisas 1. A política de Educação de Relações Étnico-Raciais (ERER) na Educação Infantil Apresentadora: Profª Ma. Thais de Carvalho 2. ¿Provocações crônicas¿: a construção de um site educativo para repensar a escola, a disciplina de História e as Áfricas. Apresentador: Profº Me. Bruno Ziliotto 3. A ERER e o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na EJA Centro – Matutino (2010 – 2015): diálogos possíveis com o Programa Diversidade Étnico-Racial da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis Apresentadora: Profª. Ma. Carina Santiago dos Santos (EJA Municipal) 10h15 – 12h – Palestra O estado da arte sobre a diversidade étnico-racial na produção científica: perspectivas e desafios. Palestrante: Profª Dra. Joana Célia dos Passos (UFSC) 13h -15h Relatos de experiências 1-Do Rei do Fogo ao Rei do Samba: rainha e rei da áfrica eu sou. Relatoras: Profª Marcia Theodorico Mezzomo (SME/Creche Morro da Queimada) e Eva Albertina da Silva (SME/Creche Morro da Queimada) 2- Jogos de tabuleiro: uma abordagem do ponto de vista da diversidade étnico-racial Relatora: Profª Karla Pereira Tives (SME/E.B.M. João Alfredo Rohr) 3-Possibilidades de desconstrução do racismo a partir das pesquisas dos estudantes da EJA – Continente. Relatores: Profª. Eliane Paz da Silva (SME /EJA) e Profº Dr. Elton Franscisco (SME/EJA)