Ter um ambiente escolar com ensino de qualidade e colocar o filho em um colégio que esteja preocupado em promover a adaptação dos alunos é uma das preocupações da maioria dos pais. Afinal, é no começo do ensino que muitas crianças formam uma percepção sobre a escola que levarão para o resto de suas vidas.

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No Colégio Santa Terezinha, as crianças já começam o ensino bilíngue nos primeiros anos da Educação Infantil. As atividades pedagógicas são desenvolvidas aliando o ensino à atenção e cuidados necessários para o seu bem-estar, tendo a língua inglesa como instrumento de aprendizagem. As aulas são planejadas de forma a contemplar o desenvolvimento integral da criança nas dimensões: emocional, física, social e cultural.

As matrículas para o Infantil 2 do Colégio Santa Terezinha já estão abertas. Com dois anos completos, os alunos já podem ingressar no Colégio, sendo que essa é a porta de entrada na instituição, uma vez que as turmas seguintes possuem ofertas de vagas limitadas para novos alunos.

Aulas bilíngues desde o ensino infantil

Para os alunos com dois anos de idade já são proporcionadas aulas bilíngues. Apesar de alguns pais ficarem receosos, devido à criança ainda estar no processo de aquisição da língua materna, e já ser inserida em outro idioma, não há motivos para essa preocupação.

Segundo uma pesquisa, realizada por cientistas do Kings College, em Londres, e da Brown University, em Rhode Island, é justamente nos anos iniciais que as crianças têm mais facilidade de aprender um segundo idioma, por ser este o período de existência do indivíduo em que a plasticidade cerebral é mais intensa.

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Ao contrário de confundir, a possibilidade de aprender duas (ou mais) línguas ao mesmo tempo, na verdade, propicia à criança uma experiência cognitiva muito rica. Nesse processo, ela se torna capaz de organizar a estrutura linguística de cada uma delas, em termos de regras de uso e de significados, de modo a se comunicar perfeitamente em uma e em outra, mesmo que as línguas tenham estruturas bem diferentes, como, por exemplo, o inglês e o português brasileiro.

Para que a aquisição da segunda língua aconteça, e a criança se torne um indivíduo bilíngue, a exposição e a imersão ao segundo idioma devem ser feitas com constância e intencionalidade pedagógica, de forma envolvente e significativa. O contato com o novo idioma deve ser mais do que uma atividade casual. É necessário que seja integrado a um ambiente acolhedor, em que a criança realmente vivencie experiências emocionais positivas, em situações que a ajudarão a internalizar a segunda língua e usá-la com naturalidade e domínio.

Outras aulas oferecidas pelo Colégio

No Colégio Santa Terezinha, para os alunos da Educação Infantil, já são proporcionadas aulas de natação, capoeira e psicomotricidade além de vivenciarem momentos no Teatro Dionísio como plateia e protagonista. Essas aulas favorecem o desenvolvimento motor da criança, pois exploram formas de deslocamento no espaço, como pular, saltar, dançar, combinando movimentos e seguindo orientações. Além disso, por meio desses estímulos as crianças são incentivadas a reconhecerem as partes e o todo que compõem seu esquema corporal.

Adaptação do aluno, família e escola

No Santa, nos primeiros dias de aula da Educação Infantil, o tempo de permanência da criança na escola é reduzido, para facilitar adaptação e para a familiarização da criança com o espaço, professores e colegas.

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Além disso, é realizada uma reunião com a família antes do primeiro dia de aula. O Colégio conta também com o apoio de recursos lúdicos para lidar com a ansiedade das crianças, advinda das despedidas e da distância temporária dos familiares ao entrar na escola.

Durante a adaptação dos alunos, são trabalhados temas como a construção de vínculos, o conhecimento de si e do outro, a convivência em grupo e ampliação de relações indo além do ambiente familiar. Além disso, de forma progressiva, a criança é introduzida à organização e ao funcionamento das rotinas e espaços escolares.

Com isso, as crianças conseguem estabelecer vínculos de afeto e confiança com professores e outros adultos de referência da escola; familiarizam-se com os tempos, espaços, materiais e atividades escolares; e aprendem a reconhecer os colegas de grupo e a estabelecer laços de proximidade. Elas começam também a desenvolver as primeiras noções de pertencimento e reconhecimento de si e do outro no coletivo e a valorizar a sua identidade, respeitando as diferenças individuais.

Localizado no bairro Ingleses, em Florianópolis, o Colégio Santa Terezinha disponibiliza os dois períodos, matutino e vespertino, e também o ensino integral.

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Conheça o colégio Santa Terezinha.

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