Estão abertas até o dia 28 de fevereiro as inscrições para os professores (redes pública e privada) interessados em participar da atualização da proposta curricular da educação básica em Santa Catarina. A formação, promovida pela Secretaria de Estado da Educação, contará com palestras, webconferências e seminários.

Continua depois da publicidade

O objetivo é agregar ao currículo novas diretrizes sobre o tema diversidade (educação do campo, especial, ambiental, educação para as relações etnorraciais, quilombolas, indígena, etc). As inscrições podem ser feita no www.propostacurricular.sed.sc.gov.br. Alunos também podem participar. No ato da inscrição, os profissionais podem escolher entre as duas formas de participação: uma para o Grupo de Produção, que vai atuar em encontros presenciais, e a outra, como contribuintes do texto final da proposta.

O movimento vai envolver cerca de 100 mil educadores catarinenses, agregando ao currículo atual as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica. A atualização é necessária em virtude de novas demandas educacionais e curriculares surgidas ao longo das últimas décadas.

– É importante envolver as instituições de educação superior nesta discussão, para provocar também a reflexão sobre os currículos das licenciaturas _ afirma o diretor de Educação Superior, Gilberto Agnolin.

O trabalho prevê a produção de cadernos curriculares, com abordagens transversais e interdisciplinares, além da distribuição dos documentos elaborados pelos educadores, que serão distribuídos a todas as escolas de Santa Catarina. As sugestões enviadas pelos participantes também poderão fazer parte do texto final da Proposta Curricular atualizada.

Continua depois da publicidade

De acordo com os professores da rede pública estadual, a ideia de um currículo para a educação básica, teve início em 1985, coincidindo com o processo de redemocratização do país e com o fim da ditadura. Naquele período, começaram a surgir movimentos que marcavam a importância da educação das camadas populares no Brasil. Como resultado deste processo, foi elaborada a Proposta Curricular de Santa Catarina, sob a coordenação da Secretaria da Educação.

A gerente de Políticas Educacionais, Maike Ricci, explica que a proposta vem sendo reorganizada e ampliada ao longo dos anos, mas sempre mantendo o eixo norteador da ideia inicial. Recentemente, o Conselho Nacional de Educação (CNE) definiu e o Ministério da Educação homologou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais voltadas para a diversidade.

O ciclo de formação é realizado em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), instituições de educação superior, Associação das Mantenedoras das Escolas Privadas, o Conselho Estadual de Educação (CEE) e a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

As principais temáticas a serem discutidas são:

– Interfaces e implicações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica com a Proposta Curricular de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

– Direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento na educação básica e os elementos estruturantes das áreas do conhecimento.

– As temáticas da diversidade integradas às áreas do conhecimento em uma dimensão interdisciplinar e contextualizada.

– Estabelecimento dos conteúdos necessários à elaboração dos conceitos para cada etapa de desenvolvimento da formação básica.

Cronograma de trabalho

Webconferência: 19 de março

Primeiro Seminário Presencial: 25 a 27 de março. webconferência: 09 de abril Segundo Seminário Presencial: 23 a 25 de abril webconferência: 07 de maio

Continua depois da publicidade

Terceiro Seminário Presencial: 27 a 29 de maio webconferência: 11 de junho

Quarto Seminário Presencial: 24 a 26 de junho webconferência: 16 de julho

Quinto Seminário Presencial: 29 a 31 de julho