Durante homenagem ao centenário de nascimento de Vinicius de Moraes, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) cantou trechos de músicas do compositor brasileiro em plenário nesta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Acompanhado por apenas três senadores, o petista discursou por mais de meia hora, mesclando canções e poemas. Entre as músicas, estavam Chega de Saudade, Garota de Ipanema e A Felicidade. Também relembrou momentos da carreira de Vinicius, como o filme Orfeu Negro.
Por fim, o senador disse que Vinicius “mudou a música brasileira” e deixou o plenário aplaudido pelos poucos parlamentares que acompanharam o pronunciamento. Alguns deles brincaram com a situação, dizendo que, como cantor, Suplicy é um ótimo senador.
Mais cedo, o Senado fez uma sessão em homenagem ao centenário do nascimento de Vinicius. Suplicy não participou, alegando estar em outro compromisso. Por isso, decidiu se manifestar em plenário.
Outra performances musicais do senador ficaram conhecidas. Dentre elas, estão a ocasião em que cantou trechos da música Pra Não Dizer que Não Falei das Flores, de Geraldo Vandré, em 2010, e ao surpreender os colegas com um trecho de canção de Cat Stevens para comemorar o Dia dos Pais.
Continua depois da publicidade
Outras performances
Suplicy já é conhecido no Senado por suas performances. Em 2002, por exemplo, ele interpretou no plenário Blowin’ in the wind, de Bob Dylan. Veja o vídeo.
Em 2007, recitou os versos de O homem na estrada, do grupo de rap Racionais Mc’s.
Em 2009, cantou trecho de música Father and Son, do compositor Cat Stevens, em homenagem ao Dia dos Pais.
Em 2010, ao relembrar o período de censura à cultura brasileira no período da ditadura militar, cantou um trecho da música Pra Não Dizer que Não Falei das Flores, de Geraldo Vandré