Na última quinta-feira, o jornal americano Chicago Sun-Times publicou um artigo em forma de carta aberta ao Comitê Olímpico Internacional chamado “Perdemos para isso?”. Nela, o colunista perguntava ao COI se o comitê já havia se arrependido da escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 em detrimento de Chicago.
Continua depois da publicidade
Em resposta o prefeito do Rio Eduardo Paes deu uma entrevista à Rádio CBN do Rio de Janeiro e rebateu às críticas feitas pelo jornal americano.
– O Rio é uma cidade que tem problemas de infraestrutura, mas que está avançando, está olhando para frente. Chicago está morrendo de inveja da gente. Com todo respeito a Chicago, perdeu para o Rio porque o Rio é melhor. Perdeu para o Rio porque os cariocas são mais receptivos. Perdeu para o Rio porque o Rio está avançando. Perdeu para o Brasil porque o Brasil está olhando para frente.
Sobre a capacidade do Rio em sediar um evento dessa magnitude, Paes foi categórico:
– O Rio não é o paraíso e não é a (cidade) mais perfeita do mundo. Longe disso, e ninguém está dizendo que é. Agora, não vamos transformar tudo o que a gente faz nesse complexo de vira-latas, achar que tudo é uma desgraça.
Continua depois da publicidade
Em 2009, o Rio ganhou a votação feita pelos membros do Comitê Olímpico e desbancou Chicago, Madri e Tóquio.