O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito (PMDB), deve anunciar ainda nesta terça-feira quem assumirá a Secretaria de Educação. O cargo está vago desde segunda, quando Piriquito decidiu exonerar o então secretário, Nelcy Brandt, e quatro diretoras da pasta. Com isto, todo o colegiado da Educação deve ter novos nomes nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

Embora o posto de secretário estivesse sendo ocupado pelo DEM, partido de Brandt, o prefeito garantiu através de assessoria que a mudança não foi política, mas administrativa. A reforma também pode atingir outras secretarias, e é resultado de uma já anunciada reformulação no governo.

Pego de surpresa com a exoneração, Brandt informou a direção do partido e deveria se encontrar com outros membros do DEM na noite de segunda-feira para discutir as consequências de sua saída do governo.

– Não tive uma justificativa plausível – argumentou.

Além de Brandt, também foram exoneradas Fabiane Lorenzoni, diretora de educação especial, Elizabeth de Almeida Souza, diretora geral, Ana Cecília Demetrio, diretora técnico-pedagógica, e Zélia Zanella, diretora de educação infantil. Alguns dos cargos de confiança eram preenchidos por membros do PMDB, partido de Piriquito.

Continua depois da publicidade

Brandt, que já havia sido superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME) no governo Rubens Spernau (PSDB), assumiu a Secretaria de Educação em 2011. Ele foi o quinto secretário da pasta no governo Piriquito. Em 2010, o próprio prefeito chegou a comandar a pasta.