O diario.com.br adianta o editorial que os jornais do Grupo RBS publicarão no próximo domingo para que os leitores possam manifestar concordância ou discordância em relação aos argumentos apresentados.

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Comentários enviados até as 18h de sexta-feira serão selecionados para publicação na edição impressa de domingo. Participe!

VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR

Lançada pelo movimento Todos pela Educação, a campanha de valorização dos professores é daquelas iniciativas que precisam contar com o apoio da sociedade. O objetivo, como resume o slogan “Um bom professor, um bom começo”, é justamente reforçar a importância dos educadores e pressionar por melhorias que favoreçam tanto quem ensina quanto quem está em fase de aprendizado. Um dos méritos do projeto é o de chamar a atenção para o aspecto de que um profissional bem formado e atualizado é o que tem mais chance de se realizar na atividade e de cumprir bem o seu papel de educar cidadãos para a vida adulta.

Muitas das dificuldades que precisam ser enfrentadas na área educacional no país estão ligadas justamente a essas questões. Como atrair jovens motivados para o magistério se a remuneração inicial é irrisória e se não há perspectivas de avanços significativos ao longo da carreira? Além disso, mesmo ganhando normalmente menos do que gostaria, um professor precisa investir em formação constante e se manter permanentemente atualizado com as transformações registradas à sua volta e no mundo. Isso significa apostar em cursos de graduação e de pós-graduação, consumir jornais, revistas, livros, discos, navegar pela internet e ir ao cinema, ao teatro, a espetáculos musicais. Independentemente das razões, quem ignorar a importância desses aspectos ou simplesmente colocá-los em um plano secundário vai acabar se distanciando de seus alunos e da própria comunidade. Na maioria das vezes, esse é o começo do desencanto com a profissão _ situação que deveria sempre ser evitada, particularmente num país tão carente de educadores.

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Além de gostar do que faz e de ter uma formação boa e sólida, um professor, mais do que nunca, precisa saber se comunicar com seus alunos e estar sempre atualizado no uso de novas tecnologias. Numa velocidade impressionante, as redes sociais contribuem para multiplicar linguagens e tendências, computadores portáteis substituem os cadernos de temas, as lousas perdem espaço para os monitores, cada vez mais as cidades antes buscadas no globo de mesa ou no mapa-múndi podem ser localizadas em um clique. O educador, portanto, precisa se mostrar preparado para encarar sociedades mais complexas, estudantes em grande parte marcados pela ausência dos pais na formação pessoal e níveis crescentes de violência.

As profundas transformações no perfil dos alunos em geral, legadas pelas mudanças socioeconômicas, impõem um novo modelo de profissional do ensino. A campanha recém lançada dará uma contribuição importante se motivar os brasileiros a valorizar as novas exigências, que se constituem em pressuposto para maior reconhecimento e valorização, inclusive sob o ponto de vista salarial.