O diario.com.br adianta o editorial que publicará no próximo domingo para que os leitores possam manifestar concordância ou discordância em relação aos argumentos apresentados. Comentários enviados até as 19h de sexta-feira serão selecionados para publicação na edição impressa.

Continua depois da publicidade

Clique e dê a sua opinião

A TRANSPARÊNCIA PELA AUTORREGULAMENTAÇÃO

O Grupo RBS está lançando nesta sexta-feira, em evento público com transmissão multimídia para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o seu novo Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística.

Trata-se de um manual de orientações éticas e editoriais destinadas aos colaboradores da empresa, formado por normas e procedimentos que todos se comprometem a seguir com o propósito prioritário de garantir ao público o direito à informação independente e à opinião plural. Mas pretende ser, ao mesmo tempo, um contrato de integridade, autenticidade e transparência com leitores, ouvintes, telespectadores e usuários de mídias digitais, que poderá e deverá ser utilizado pelo público para aperfeiçoar a sua relação direta com todos os nossos veículos e profissionais, como prevê a linha editorial da empresa.

Continua depois da publicidade

Por considerar a liberdade de expressão uma conquista inerente às democracias e por defender o uso responsável deste direito como forma de promoção do ser humano e de desenvolvimento das sociedades, o Grupo RBS rejeita qualquer tipo de controle da informação. Cláusula pétrea da Constituição brasileira, o direito à informação livre possibilita ao público selecionar os conteúdos que deseja ver, ouvir e utilizar, sem qualquer tutela ou censura.

Neste contexto, o Guia de Ética e Autorregulamentação do Grupo RBS se propõe a ser mais um instrumento para o exercício desta prerrogativa dos cidadãos. Não se trata de um regramento definitivo e imutável.

As orientações constantes no guia foram estabelecidas ao longo da história da organização, com base em edições anteriores e em diferentes códigos de ética nacionais e internacionais, conjugados com situações vivenciadas por profissionais da empresa na apuração, edição e divulgação de conteúdos jornalísticos. Nem tudo está contemplado no documento, mas ele serve como referência para a permanente discussão dos dilemas cotidianos do jornalismo.

Em constante aperfeiçoamento, o atual Guia reafirma e atualiza valores históricos do Grupo RBS, complementando-os com dois capítulos voltados para o atendimento das novas exigências da sociedade interconectada: o da Comunicação Digital e o da Autorregulamentação.

Continua depois da publicidade

O primeiro sintetiza normas que vêm sendo debatidas e adotadas a cada dia pelo Comitê Editorial do Grupo, em sintonia com um cenário que se modifica no ritmo vertiginoso dos avanços tecnológicos do mundo contemporâneo. O segundo apresenta de forma clara instrumentos de autorregulamentação jornalística que os veículos do Grupo devem adotar para garantir ao público direito de resposta, correções e a oportunidade de interagir com veículos e profissionais para ter suas demandas atendidas.

Acreditamos que a autorregulamentação é um mecanismo democrático de transparência que possibilita ao público exercer o inalienável direito de receber a informação que deseja, do mesmo modo como assegura às fontes e aos personagens das notícias a divulgação de suas visões, evidentemente sem privá-lo de caminhos previstos pela legislação brasileira.