Vilã ou mocinha, sinônimo de fetiche, desejo e pudor, a lingerie tem uma longa história de amor e ódio com as mulheres. Calcinhas, sutiãs, espartilhos e cintas-ligas foram usadas ao longo dos séculos para disfarçar ou acentuar as formas femininas. Nesse jogo de mostra e esconde, a roupa de baixo evoluiu, ganhou design moderno, novos tecidos, detalhes e tecnologias. Bonitas e funcionais, as novas lingeries fazem tudo para aparecer.

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De carona na tendência romântica inspirada no século 19, que traz de volta os desconfortáveis corseletes, o estilo boudoir invade as passarelas e ganha as ruas. Rendas, tules, transparências, tons pastéis, tecidos suaves, como a seda e o cetim trazem o ar sexy e romântico das roupas íntimas aos visuais urbanos.

O estilista Alexandre Herchcovitch aposta na tendência para a moda praia do verão 2011 e criou para a grife Rosa Chá modelos de roupas e biquínis que lembram as lingeries dos anos 1950. A marca Cavalera investe em transparências, rendas e paetês para criar um estilo boudoir mais pesado, com ar rock’n roll.

– A diferença do boudoir atual para o do passado é que antes a gente tinha um enfoque muito mais para o nude, rosinha, uma coisa mais romântica, e para o verão ele vem muito mais forte, tem uma cara mais de noite, com uma pegada mais forte – diz a editora de projetos especiais da revista Vogue Silvana Holzsmeister.

Créditos:

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Fotos: Marcellus Kimontait/ Produção de moda: Carol Ramos e Lu Dalmas/ Produção executiva: Escritório Samira Campos, vídeo e comunicação/ Modelos: Priscila Falaster e Mariana Vansuit/ Make e cabelo: Fabiane Arcoverde/ Agradecimento: Ford Models e Fundação Hoepcke/ Lojas e grifes participantes: Animale, Authentic, Cheia de Graça, Esagerata, Letícia Portella, Makenji, Outlet Club e Raphaella Booz.