O grupo editorial Random House Mondadori (RHM) se desculpou nesta quarta-feira publicamente pelo conteúdo de uma campanha promocional de livros do escritor Paulo Coelho na qual um jovem sai com uma bandeira mexicana amarrada no pescoço e cobrindo suas costas.
Continua depois da publicidade
“Desculpamo-nos perante as instituições e o público em geral por nossa ação involuntária”, informou a editora em comunicado depois que o vídeo, colocado no portal YouTube, gerou grande polêmica no país. Clique aqui para assistir!
Na gravação, feita em Paris, um jovem, com uma bandeira do México amarrada no pescoço e cobrindo suas costas, invade uma livraria na qual o escritor está assinando suas obras e, após empurrar as pessoas que estavam na fila aguardando sua vez, arranca o bolso da jaqueta de Paulo Coelho.
Raudo, o jovem, e seu cúmplice, que leva a câmera de vídeo, deixaram o salão e na rua o primeiro se ajoelha e começa a gritar de felicidade após o sucesso de sua ação irreverente, enquanto o segundo o filma.
O vídeo termina mostrando o site de Paulo Coelho, o da editora no México e um terceiro sobre o escritor. Desde 1º de abril, o vídeo, de um minuto e sete segundos, foi visto por 4.256 usuários.
Continua depois da publicidade
“Este vídeo é parte da campanha da editora Random House Mondadori para promover a venda dos livros de bolso do autor de O Alquimista e O Zahir“, indicou a empresa.
Em sua nota, a assessoria de comunicação da empresa indicou que a editora sempre “respeitou as instituições e os símbolos pátrios e em nenhum momento agiu com dolo ou com o objetivo de prejudicar”.
A imprensa local indica hoje que o assunto está sendo analisado pela Secretaria de Governo (Interior) perante a possibilidade de que represente uma ofensa ao símbolo pátrio mexicano. No entanto, o órgão ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. O grupo editorial esclareceu em sua nota que até a tarde de terça não tinha “conhecimento algum, por via telefônica ou escrita, da reação que instituições do governo têm em relação ao vídeo”.