Nesta sexta-feira será lançado o edital de licitação para as obras de implantação da macroadutora de água do Rio Chapecozinho. O projeto tem como objetivo a criação de um sistema integrado de abastecimento de quatro municípios do Oeste catarinense, beneficiando cerca de 350 mil pessoas.

Continua depois da publicidade

A adutora terá um metro de diâmetro e 57 quilômetros de extensão e vai passar por Chapecó, Xanxerê, Xaxim e Cordilheira Alta. A tubulação seria uma das maiores em diâmetro e extensão em fase de construção no país. A Companhia Catarinense de Água e Saneamento acredita que o sistema vai garantir o abastecimento de água para os próximos 50 anos – inclusive em épocas de estiagem.

O investimento total é de R$ 200 milhões e, segundo a Casan, a verba já estaria garantida pelo governo federal. Como o projeto básico e executivo já está concluído, a empresa estima que a obra seja iniciada entre o fim de 2014 e o início do ano que vem.

Além da macroadutora, estão previstos no projeto dois reservatórios – um em Xanxerê (com 6 milhões de litros) e outro em Xaxim (com 3 milhões e meio de litros) -, e uma estação de tratamento de água próximo ao local de captação do Rio Chapecozinho – com capacidade de vazão de 1.252 litros por segundo.

Continua depois da publicidade

A solenidade que vai marcar o lançamento do edital começa ao meio-dia de sexta-feira e será realizada no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Chapecó. Vão participar do ato o governador de Santa Catarina Raimundo Colombo, o presidente da Casan, Valter Gallina, e os prefeitos da região.