O edital para contratar a empresa que irá operar o transporte coletivo na grande Florianópolis deve ser lançado em três meses. A informação foi divulgada neste sábado pelo diretor técnico da Suderf (Superintendência de Desenvolvimento da Região Metroplitana de Florianópolis) arquiteto Célio Stoltz, no programa Condomínio Legal, da CBN Diário, deste sábado.
Continua depois da publicidade
O texto já foi aprovado pelos oito prefeitos da região e aguarda, apenas, a aprovação do projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado. Florianópolis não participa do edital porque já possui contrato vigente com o consórcio Fênix. “Isso não será problema, porque nós temos condições de ajustar a integração de Florianópolis com a região metropolitana”, afirmou o diretor-técnico Célio Stoltz.
Uma solução para o transporte coletivo da região precisa ser viabilizada com urgência. Os problemas de congestionamentos se agravam. Usuários do aplicativo WAZE apontaram Florianópolis como a cidade para pior dirigir no país. A população de Florianópolis cresceu 10% nos últimos dez anos. O número de usuários do transporte coletivo cresceu apenas 1 %. O resultado disso, percebe-se nas ruas congestionadas.
Durante a entrevista ao vivo na manhã deste sábado, ouvinte Maurício, do Centro, comentou que como o Uber, a mobilidade piorou na região, já que segundo ele, 50% dos clientes do aplicativo de transporte individual são de pessoas que deixaram de andar de coletivo, o que aumenta o volume de tráfego de veículos.
Continua depois da publicidade