A região Norte de Blumenau será a primeira a receber implantação de novas ciclovias e calçadas. O edital do lote 1 de ciclovias foi lançado na semana passada e no dia 3 de junho os envelopes com as propostas serão abertos. A implantação faz parte do Programa de Melhorias e Ampliação do Sistema Viário do Programa de Aceleração do Crescimento 2, do governo federal.
Continua depois da publicidade
::: Leia mais notícas sobre o Vale do Itajaí
A empresa vencedora da licitação será responsável por implantar ciclovias nas ruas Ari Barroso, Frederico Jensen e Jacob Ineichen, na Itoupavazinha, passeio compartilhado na rua Guilherme Scharf, e ciclofaixa na rua Gustavo Zimmermann, na Itoupava Central.
Segundo o secretário de Planejamento Urbano, Juliano Gonçalves, estão assegurados R$ 5 milhões para esta primeira etapa. Ao todo serão cinco lotes que incluem ciclofaixas, ciclovias, calçadas e calçadas compartilhadas em todas as regiões da cidade. De acordo com Gonçalves, o financiamento dos recursos para o lote 2 são analisados pela Caixa Econômica Federal:
– Os editais dos demais lotes serão lançados a medida que ocorrer o encaminhamento das obras. Vale ressaltar que a implantação de novas ciclovias não se limita às obras do PAC 2. Além desses cinco lotes, há o projeto cicloviário de Blumenau que vai complementar a malha cicloviária.
Continua depois da publicidade
Giovani Seibel, presidente da Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ABC Ciclovias), explica que recebeu o material sobre o projeto de implantação e avalia a implantação de maneira positiva:
– Estamos analisando os projetos para ver ser se será viável para os ciclistas. As ciclovias nas ruas Ari Barroso, Frederico Jensen e Jacob Ineichen, foi um pedido nosso e ficamos satisfeitos que serão implantadas. Não adianta ter quantidade, elas devem ter qualidade e dar segurança ao usuário.
Atualmente, há 54 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e calçadas compartilhadas implantadas em Blumenau. Com esse programa, serão mais 38 quilômetros de malha cicloviária.