O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou oficialmente o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, trazendo as datas, regras e informações para esse ano. Com isso, os estudantes já podem conferir o cronograma do concurso. Neste ano, o Enem terá as provas aplicadas em 5 e 12 de novembro. O período de inscrições ocorre entre 5 e 16 de junho.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Além de apresentar datas e horários dos exames, o edital detalha os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato poderá ser eliminado. A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até dia 21 de junho.
O documento também dispõe sobre os pedidos de isenções de taxa e pedidos de atendimento especializado, como para grávidas, mães amamentando e pessoas com deficiência. Porém, o candidato que teve isenção de taxa em 2022 e não compareceu na prova, terá que pagar a taxa de inscrição este ano.
Os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição também já foram divulgados pela entidade, e o candidato que tiver a solicitação negada poderá entrar com recurso até a próxima sexta-feira (12).
Continua depois da publicidade
Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h, com a aplicação das provas começando às 13h30min. Como o primeiro dia de prova possui meia hora a mais de duração por conta da redação, o término será às 19h, enquanto no segundo dia será às 18h30.
Acesse o edital do Enem 2023.
Os gabaritos das provas objetivas serão publicados pelo portal do Inep no dia 24 de novembro. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024, um mês antes do início das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Confira o cronograma do Enem 2023
Inscrições: 5/6 a 16/6/2023
Pagamento da taxa de inscrição: 5/6 a 21/6/2023
Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 5/6 a 16/6/2023
Aplicação das provas: 5 e 12/11/2023
Divulgação do gabarito: 24/11/2023
Divulgação do resultado: 16/01/2024
Inscrições Sisu: 16 a 24/02/2024
Resultados Sisu: 28/02/2024
Como se inscrever?
Para se inscrever no Enem 2023, será necessário apresentar o Cadastro Único do Governo Federal.
As inscrições devem ser feitas na página do participante do Portal do Inep, onde outros acessos indicam cronograma, tutoriais e orientações, além de uma área com as dúvidas mais frequentes dos candidatos. O texto detalha como será feita a reaplicação do teste e as situações em que poderá ser refeita, como problemas logísticos e doenças infectocontagiosas, por exemplo.
Continua depois da publicidade
Se você já for cadastrado, é só informar seu CPF e senha. Do contrário, basta preencher o formulário com os dados solicitados. Existe também a possibilidade de completar o cadastro com os dados cadastrados no Banco do Brasil ou com um certificado digital, se você possuir.
Onde aplicar a nota do Enem?
As notas do ENEM são usadas para o ingresso de estudantes em universidades públicas e privadas do Brasil e instituições conveniadas de Portugal, por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fies.
Sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.
Continua depois da publicidade
Leia também
Rita Lee: Produtora cultural conta bastidores do último show da cantora em SC
Relatório aponta quantas pessoas em situação de rua estão cadastradas em Joinville