Os empresários do Norte do Estado e representantes da bancada parlamentar catarinense saíram satisfeitos da reunião que tiveram ontem à tarde com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Uma agenda com as próximas etapas do processo de duplicação dos 74 quilômetros entre Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul foi apresentada.

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A previsão é de que o projeto executivo seja concluído em janeiro e a licitação saia do papel em abril, nove meses após a revogação por causa de um escândalo envolvendo o DNIT e o ministério. O custo da obra estava estimado em R$ 885,6 milhões.

O governador Raimundo Colombo não conseguiu participar da audiência por causa de um atraso na reunião que teve com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em que discutiu a construção da quarta ponte de Florianópolis.

Passos lhe informou dos próximos desdobramentos. No cenário mais otimista, as obras na rodovia só deverão começar em outubro de 2012. São quatro anos depois da promessa feita pela então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a empresários, em maio de 2008, em Joinville.

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A elaboração de um novo projeto executivo à rodovia vem com um diferencial: a construção do viaduto por sobre o Canal do Linguado. Ela vai ser incluída no novo edital. Na proposta original, a obra, com cerca de 2 km de extensão seria licitada à parte. A previsão original era de que custasse R$ 200 milhões.

O presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Udo Döhler, saiu satisfeito do encontro.

– Considero positiva a reunião, principalmente por que conseguimos a palavra do ministro para garantir o cronograma e o orçamento.

O senador Paulo Bauer complementa:

– Estamos convencidos de que o ministério está tratando do assunto com seriedade.

Diariamente, cerca de 18 mil veículos passam pelo trecho.

Um outro pedido dos empresários e das lideranças políticas do Norte do Estado permanece em análise no Ministério dos Transportes: a federalização dos 77 quilômetros da SCT-280, entre Canoinhas e Porto União.

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