Com a entrada em vigor da nova lei a partir de janeiro de 2014, exigindo freios ABS e airbags frontais em todos os carros e comerciais leves produzidos no país, a Kombi, o veículo de maior longevidade da indústria automotiva mundial, sai de linha em dezembro. Além de o investimento para colocar a velha senhora em dia com a regulamentação ser muito alto, o modelo resultante de uma reestilização resultaria em um utilitário completamente diferente, sem as características surgidas em 1950 e amplamente aceitas por seu público fiel. Para marcar o último ano de produção, a Volkswagen lançou a série especial Last Edition, limitada a 600 unidades, com preço de R$ 85 mil.
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A edição traz itens exclusivos, acabamento interno de luxo e elementos de design que remetem às várias versões do primeiro automóvel fabricado no Brasil pela Volkswagen em 1957. Todos os exemplares da Last Edition serão numerados e terão placa de identificação.
A pintura da série especial é azul, com teto, colunas e para-choques brancos. Uma faixa decorativa circunda todo o veículo logo abaixo da linha da cintura. As rodas e as calotas também são brancas. Os pneus com a velha “banda branca” dão um toque a mais de requinte e nostalgia ao modelo. Os vidros são escurecidos e o vigia traseiro tem desembaçador elétrico. Nas laterais, se destacam os adesivos de identificação da edição, marcando os 56 anos de estrada da Kombi no Brasil.
O painel tem serigrafia no quadro de instrumentos, mantendo o tradicional padrão com o velocímetro em posição central e, à direita, o mostrador do nível de combustível. O sistema de som, com LEDs vermelhos, lê arquivos MP3 e tem entradas auxiliar e para USB.
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Veículo da Volkswagen sai de cena no auge da produção
Equipada com o mesmo propulsor bicombustível refrigerado a água implantado no modelo em 2006, a Kombi Last Edition pode gerar a potência de 78 cavalos abastecida com gasolina e 80 cavalos com etanol. O câmbio é mecânico de quatro marchas.
Retirada de linha no auge – são vendidas em torno de 2 mil unidades por mês – e sem um concorrente com as mesmas características, a Kombi mereceu um tratamento interno mais requintado na Last Edition, começando pelas cortinas em tear azul nas janelas laterais e no vigia traseiro. As braçadeiras trazem o logotipo Kombi bordado, um elemento de decoração típico das versões mais luxuosas das décadas de 1960 e 1970.
Os bancos têm forração especial de vinil, bordas azuis Atlanta e faixas centrais em azul e branco. O modelo tem capacidade para transportar nove pessoas.
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