O programa Joinville em Movimento, tradicional rua do lazer que ocorre todos os domingos na avenida Hermann August Lepper, não terá edição neste domingo.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Joinville e região

O cancelamento foi anunciado pela Fundação de Esporte e Lazer de Joinville (Felej) e atende orientação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em função da grande população de lagartas encontrada nas figueiras (fícus benjamina), na avenida.

A maior preocupação é com possíveis acidentes devido à circulação de pedestres, pois em contato com a pele pode causar sensação dolorosa semelhante à provocada em queimaduras. Esses acidentes podem, em alguns casos, gerar reações alérgicas graves.

Após vistoria de uma equipe de técnicos da Sema, ao longo da avenida, foi constatada uma infestação de lagartas, conhecida popularmente como “lagarta tanque”, que se alimenta das folhas das figueiras, causando desfolhação de praticamente todas as árvores. Apesar do impacto visual, este fenômeno não provoca danos ao estado fitossanitário das árvores.

Continua depois da publicidade

Segundo os técnicos, este fenômeno pode ter ocorrido devido a falta de temperatura amena para esta época do ano ou a falta de um predador natural.

Os técnicos da Semana orientam a população para que evitem passar perto das árvores até que a infestação seja amenizada ou se complete o ciclo (metamorfose) da lagarta.

Com o cancelamento da programação, o trânsito na avenida Hermann August Lepper estará normal, sem qualquer restrição para os veículos.

Alerta com lagartas

Com a proximidade da primavera, é bastante comum iniciarem os acidentes por lagartas. Estas espécies são conhecidas como taturana, marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga, bicho-peludo e na nossa região como “imbiras”. A lagarta nada mais é do que uma das fases do ciclo biológico de mariposas e borboletas.

Continua depois da publicidade

Tratam-se de insetos que passam por quatro fases do desenvolvimento, ovo, larva (lagarta), pupa e forma adulta, e que se reproduzem uma a duas vezes ao ano dependendo da espécie. O período que antecede a primavera é uma dessas épocas reprodutivas.

Primeiros socorros

Dependendo da lagarta, os sintomas podem ser tratados com medidas para alívio da dor, como compressas frias ou geladas; nos casos mais graves, o paciente deve ser levado ao serviço de saúde mais próximo para se avaliar a necessidade de soro específico.