A 22ª edição do Tour de Santa Catarina, a mais tradicional corrida de ciclismo por etapas do Brasil, começa nesta quarta-feira, dia 22, em Joinville. Trata-se da prova que seria realizada em dezembro de 2008 e foi adiada em função dos problemas causados pelas cheias no Estado – a edição 2009 está confirmada para o final do ano. Nesta quarta, às 18h, a cidade recebe os competidores e suas equipes para o Congresso Técnico.
Continua depois da publicidade
Serão 500 quilômetros de prova, divididos em cinco trechos. A largada da primeira etapa será às 9h, em frente ao Centreventos Cau Hansen. No primeiro dia de competição, os 90 ciclistas inscritos vão pedalar 131,6 quilômetros até a cidade de Timbó, na bela região conhecida como “Vale Europeu”. A chegada em Timbó será em frente à Prefeitura Municipal, com horário previsto para as 16h30min.
A última etapa será no domingo, quando os competidores vão enfrentar a dura subida da Serra do Rio do Rastro, com chegada prevista para o Mirante da Serra, a mais de 1.400 metros acima do nível do mar.
O Tour de SC conta pontos para o ranking internacional da UCI (União Ciclística Internacional), organismo com sede na Suíça que supervisiona todas as modalidades do ciclismo mundial. A prova catarinense tem nível de pontuação 2.2 UCI e vai reunir 10 equipes brasileiras e cinco internacionais.
Cinco equipes estrangeiras confirmaram presença
Continua depois da publicidade
Entre os times brasileiros, estão confirmadas as presenças do Avaí-Florianópolis, Seleção Catarinense, Seleção Gaúcha, Scott-São José dos Campos, Peels-Iracemápolis, Pindamonhangaba, Flying Horse-Suzano-Caloi, DataRo-Cordeirópolis e outras cinco estrangeiras.
– A importância desse evento, e de outros eventos internacionais realizados no país, é que ajudam o ciclismo do Brasil a pontuar no ranking internacional e possibilitam a participação de nossos atletas no Mundial – disse João Carlos Andrade, presidente da Federação Catarinense de Ciclismo.